Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

03/04/2011

The Northern Lights

The Northern Lights, Philip Pullman
Editora: BBC Audiobooks (2002)
Narrador: Philip Pullman


Sinopse: In a landmark epic of fantasy and storytelling, Philip Pullman invites readers into a world as convincing and thoroughly realized as Narnia, Earthsea, or Redwall. Here lives an orphaned ward named Lyra Belacqua, whose carefree life among the scholars at Oxford's Jordan College is shattered by the arrival of two powerful visitors. First, her fearsome uncle, Lord Asriel, appears with evidence of mystery and danger in the far North, including photographs of a mysterious celestial phenomenon called Dust and the dim outline of a city suspended in the Aurora Borealis that he suspects is part of an alternate universe. He leaves Lyra in the care of Mrs. Coulter, an enigmatic scholar and explorer who offers to give Lyra the attention her uncle has long refused her. In this multilayered narrative, however, nothing is as it seems. Lyra sets out for the top of the world in search of her kidnapped playmate, Roger, bearing a rare truth-telling instrument, the compass of the title. All around her children are disappearing, victims of so-called "Gobblers", and being used as subjects in terrible experiments that separate humans from their daemons, creatures that reflect each person's inner being. And somehow, both Lord Asriel and Mrs. Coulter are involved.

Opinião: Este foi o primeiro livro que ouvi (não considerando uma colecção Disney que ouvia em criança acompanhada dos livros), e como tal esta opinião do livro é indissociável da minha opinião do audiobook por si só. A verdade é que já tinha lido este livro em 2008, mas nunca li os restantes dois livros da trilogia dos Mundos Paralelos (His Dark Materials, no original). Já andava com vontade de ler o resto da trilogia, mas tendo passado tanto tempo desde a leitura do primeiro, fui adiando. Quando decidi que ia experimentar ouvir audiobooks, decidi também que iria começar por um livro que já tivesse lido, e portanto ao escolher este livro foi uma matança de dois coelhos de uma cajadada só. Não só experimentei um audio-livro, como relembrei o primeiro livro da trilogia. 

Já tinha gostado bastante do livro na minha primeira leitura, há 3 anos. Não o considerei um livro para crianças, apesar da história nos ser contada do ponto de vista de uma. Lyra Belacqua é uma criança activa e irreverente, a crescer no seio da Universidade de Oxford (principalmente os telhados, as caves e outros locais proibidos), numa Inglaterra em muito igual à que conhecemos, mas em tudo o resto bastante diferente.  
Gostei bastante do conceito de "daemon" (creio que traduziram para "génio", em português) e de todo o significado profundo da ligação entre cada humano e o seu. Este livro tem todos os elementos de um verdadeiro livro de fantasia.  Entre o povo do rio (cultura em parte semelhante à cigana), estudiosos e teólogos, instrumentos misteriosos, clãs de bruxas em guerra, aeronautas em balão e fabulosos ursos armados. A intriga desenvolve-se em redor da entidade religiosa Magisterium, os estudos divergentes relacionados com a Poeira (Dust no original), reflexões filosóficas e crianças desaparecidas. Todas as aventuras da pequena Lyra, desde a Inglaterra steampunk à gelada e inóspita região do Norte, nos prendem do início ao fim, bem como os mistérios, as personagens enigmáticas e o terrível destino que se adivinha.

Se já tinha gostado de ler o livro, adorei ouvi-lo. Esta edição da BBC é narrada pelo próprio Philip Pullman, e as vozes das personagens pertencem a um pequeno elenco. Adorei o dinamismo do narrador, que conta a história ao ritmo da verdadeira acção e verbaliza o estado de espírito de Lyra mesmo fora dos diálogos.  Adorei a perfeita interpretação das personagens, que diferem nos sotaques e maneirismos próprios das personagens, e exploram os seus estados de espírito. 
Resumindo, não só fiquei cheia de vontade de continuar a ler a trilogia, como adorei esta experiência com os audiobooks, e continuarei a ouvi-los. É óptimo estar a aproveitar o tempo em que não podemos estar a ler, mas podemos ouvir. 


O melhor: O conceito de Daemon e a narração.
O pior: Algumas personagens surgem repentinamente a apenas com um propósito, perdendo alguma da ligação com a história.

4/5 - Gostei bastante

9 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste da experiência! Já tenho ouvido alguns com elenco completo, sobretudo livros da Agatha Christie, em que até têm som de passos e disparos. Quase uma rádio-novela!

    ResponderEliminar
  2. Cara Cat SaDiablo, quero dar-te a conhe­cer o meu pri­meiro livro:
    http://​www​.bubok​.pt/​l​i​b​r​o​s​/​3​4​3​4​/​D​o​-​S​o​r​r​i​s​o​-​l​o​n​g​e​-​d​o​-​S​o​n​h​o​-​p​e​r​t​o​-​e​-​d​a​-​P​a​r​t​i​d​a​-​d​o​-​A​d​eus

    Con­ti­nu­a­ção de boas lei­tu­ras! *

    ResponderEliminar
  3. WhiteLady, Fiquei fan :) Tens razão, são verdadeiras radio-novelas, acho que este audio book da BBC até é referido por vezes como dramatização audio.

    Laranjinha, obrigada pela partilha, mas o link não funciona.

    ResponderEliminar
  4. Se é da BBC é normal. Todos os que ouvi eram da BBC. Devem aproveitar a prata da casa, a BBC Radio, para fazerem estas gravações. Mas o que oiço mais é uma só pessoa a ler tudo.

    ResponderEliminar
  5. Depois deste Northern Lights passei para O Conde de Monte Cristo, que é apenas um senhor a narrar, e estou igualmente a gostar. Ele faz as diferentes vozes e maneiras de falar, é fantástico :D

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava imenso de ouvir livros assim (se bem que, confesso, só livros que já tivesse lido, porque para mim papel... é papel xD), mas tinha de ser em silêncio absoluto porque sou muito esquisitinha se não percebo tudo o.o
    Quando ao livro, eu tenho uma relação de amor-ódio com esta trilogia. Se por um lado há coisas que adoro, por outro há coisas que acho um pouco patéticas, mas como tenho a sensação que alguns dos meus problemas são derivados da tradução, também gostava de ler isto em inglês :)
    *

    ResponderEliminar
  7. Laura, eu para já também só me aventurei em livros que já li antes. E apesar de estar com vontade de ler a continuação da trilogia (tenho uma box com os 3) não deixo de ter vontade de continuar a ouvir a história, principalmente pela maneira entusiasta e animada como a personagem Lyra foi "lida", como uma verdadeira criança e um retrato preciso da sua personalidade impulsiva. Coisa que quando estamos a ler não temos tendência para imaginar (i.e. a voz e o tom da mesma). Mas acho que vou mesmo ler em papel.

    Percebo o que dizes quanto ao silêncio! Quando comecei a ouvir pensei "oh meu deus, não consigo apanhar nada! tenho de estar concentradíssima!"(sócia estou concentradíssima xD)
    Mas foi apenas o primeiro dia, depois fui-me habituando às vozes e ao ritmo, e já ouvia pela rua fora e tudo.

    Tenho de ler o resto para avaliar, mas acho que percebo o que queres dizer quanto ao amor-ódio. Acho que esta é uma obra muito densa, mas que apesar de eu achar que não tem conteúdo infantil, ainda assim está contada como uma livro para crianças.

    *

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso esperava mais da trilogia, este primeiro volume foi o que mais gostei. A história é interessante mas realmente houve partes que não odeio propriamente, mas talvez fossem escusadas. Ainda assim vale a pena, mesmo que não se concorde com algumas ideias do autor.

    ResponderEliminar
  9. olá
    Ando também com alguma vontade de "ouvir" um livro. Até porque talvez seja uma boa forma de ir correr e não me sentir tão infeliz :).
    Boas leituras
    Patrícia

    ResponderEliminar