Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

13/04/2011

No fim de semana antes da Páscoa é mais barato

Bons eventos de literatura não é coisa tão frequente em Portugal como se desejaria. É verdade que estão a aumentar (em quantidade, pelo menos), e o período destas semanas antes das Feiras do Livro da Apel, em que os leitores por essa altura já se começam a agitar em pulgas, é propício a reuniões em torno de livros e autores.
Se os eventos literários não são abundantes, se filtrarmos os que não têm lugar na região da grande Lisboa, os números reduzem-se drasticamente. 
Não obstante, a gente "livresca" de outras regiões procura cada vez mais organizar e dinamizar encontros literários por este país fora, combatendo este centralismo. Exemplos de sucesso foram os recentes Correntes D'Escritas, na Póvoa do Varzim e o Festival Literário da Madeira.

Precisamente por não serem assim tão frequentes os eventos do género fora de Lisboa é que fiquei positivamente doente quando vi que, no grande Porto, vão decorrer três eventos literários com presença de autores e pessoas ligadas à publicação... no mesmo dia! (ou pelo menos têm todas o dia de sábado em comum).
Marcarei presença no Conversas Imaginárias, que decorre dias 16 e 17 no Clube Literário do Porto. 
No entanto, gostaria imenso de ir também o LeV, Literatura em Viagem, na Biblioteca de Matosinhos, mas devido ao acima referido, só poderei estar presente nos dois últimos dias. 
Apesar de ser algo mais específico e reservado, fiquei também curiosa com o Palavras Para que Vos Quero, o segundo encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores, que decorre na Biblioteca Almeida Garret, no Palácio de Cristal, nos dias 15 e 16. 

Com esta desafortunada coincidência, depreendo que o preço de aluguer dos espaços é mais barato no fim de semana que antecede a Páscoa. Ou isso ou há falta de comunicação (ou excesso dela) neste meio. 
Só sei que em vez de fortalecer os eventos com a efluência do público, o efeito é contrário, porque a assistência divide-se entre os vários eventos. É pena. 

3 comentários:

  1. A criação de novos eventos literários é sempre uma boa notícia, apesar da sobreposição de eventos. É uma pena ser na semana antes da Páscoa, porque eu gostava muito de ir ao Porto, mas há tanto tempo que não tenho férias que preciso mesmo de ir a casa. ;)

    Agora só tenho de me queixar é de criarem mais coisas lá para o Algarve, que estamos muito mal servidos em termos de literatura. xD

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, estas noticias de eventos são sempre boas, por isso é que me chateia ter de escolher um entre três eventos para assistir :(

    Não fazia ideia que és do Algarve! :D

    ResponderEliminar
  3. Sim, estudo em Lisboa, mas sou do Algarve. Vida de estudante é assim, a correr dum lado para o outro. :p

    ResponderEliminar