Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

17/02/2011

Booking Through Thursday: Romance

"Qual foi o livro mais romântico que leste?
(E não me refiro ao material mais explícito que escondes debaixo do teu colchão. Refiro-me ao Verdadeiro Amor, ao Romance profundamente emocional, que fala ao coração e tudo isso.)
Em segundo lugar, gostaste da leitura? É o tipo de livros que costumas ler, ou constituiu uma surpresa?"

 Devo confessar que sou uma romance-junky. Na vida real, nos filmes e nos livros, adoro uma boa dose de romance. Mas raramente leio livros cujo contexto principal é apenas o romance entre os protagonistas. Isto é, uma boa dose de romance, bem escrito e desenvolvido, pode transformar um livro num dos meus favoritos, ao passo que um livro cuja única linha de acção é constituída pelos avanços e recuos do par amoroso, em direcção ao final feliz será provavelmente uma leitura medíocre para mim. Tenho uma certa dificuldade em escolher o livro mais romântico que já li, mas a trilogia Sevenwaters, de Juliet Marillier, tocou-me profundamente (principalmente O Filho das Sombras) e fez-me suspirar inúmeras vezes nas várias leituras que fiz. Mais recentemente, A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger fez-me chorar pela noite dentro e significou uma leitura intensa. Orgulho e Preconceito é também um dos livros que considero capaz de fazer suspirar um leitor romântico. 

11 comentários:

  1. I loved Heart's Blood by Marrillier!

    Here is my BTT: Romance post!

    ResponderEliminar
  2. @gautami I love all Marillier's books! You should read the Sevenwaters Trilogy, its amazing!

    ResponderEliminar
  3. Estamos de acordo em relação a um bom livro romântico :)
    Tenho muita curiosidade em relação "A Mulher do Viajante no Tempo".

    ResponderEliminar
  4. here's mine http://tributebooksmama.blogspot.com/2011/02/booking-through-thursday_17.html

    ResponderEliminar
  5. Já li alguns romances, por exemplo temos opiniões identicas a Juliet Marrilier, embora ache que mistura fantasia.

    Ainda mais lamechas mas que me fui em tempos admirador temos o Nicholas Sparks, li vários dele e comoveu-me sempre, este é sem duvidas um excelete romancista.

    Li a Dama Negra da Nora Roberts e confesso, percebo o porque de tanto sucesso, excelente romancista, mas não é só romance.

    Para mim o melhor romance que li até hoje, daqueles que comovem, claro é o Passaros Feridos da minha escritora preferida, Coleen McCulhough,
    não percam este romance que é LINDO.

    Devo ter lido mais, por exemplo o Orgulho e Perconceito mas estes são para mim os melhores.

    Tenho outros na calha para ler como por exemplo As Serviçais, mas o tempo não dá para tudo

    ResponderEliminar
  6. Paulo, tenho de ler Pássaros Feridos. Começo a considerar uma ofensa pessoal eu ainda não ter lido esse livro do qual todos falam bem!

    ResponderEliminar
  7. Imperdoável, embora saibas que para mim a sua grande obra é o 1º Homem de Roma (Romance Histórico) e segundo sei tambem tens.

    Só depois de leres ambos é que se percebe a grandeza desta escritora.

    Outro grande romance é sem duvida Os Apanhadores de Conchas, Rosamunde Pilcher, livros que comprei nas promoções da revista sábado, que diga-se já tenho saudades

    ResponderEliminar
  8. Sim, eu já li o Primeiro Homem de Roma, e adorei. Tenho a restante saga para ler em casa, mas nunca me atirei a ela (são calhamaços!)

    Os Apanhadores de Conchas, excelente livro, e a 1€, uma grande oportunidade.
    Também já tenho bastantes saudades das colecções da Sábado. Vou fazer uma petição para regressarem :D

    ResponderEliminar
  9. Eu vou ter de escolher O Filho das Sombras também :) Enfim...Bran para sempre. Mas...O Daemon é igualmente digno e por isso as Jóias de Sangue estão bem coladinhas à trilogia de Sevenwaters ;)

    Nel

    ResponderEliminar
  10. De todos os livros que referiste, só li Orgulho e Preconceito, que é daquelas obras capazes de hipnotizar qualquer outra.
    Em relação aos dois primeiros, estão na minha lista. Até porque uma das minhas autoras favoritas, Sandra Carvalho, tem uma saga também, e muitas pessoas referem que é bastante semelhante à trilogia Sevenwaters. É algo que tenho mesmo de ler. :)

    ResponderEliminar
  11. Nel, Bran <3 Quanto ao Daemon, não referi porque acho que a trilogia das Jóias Negras é muito mais do que apenas o amor incondicional entre eles. É certo que em Sevenwaters também existe muito mais, mas todas as decisões de Liadan a partir do momento em que conhece Bran são tomadas em função da sua existência. É lindo =')

    Laura, tens de ler Juliet Marillier! É obrigatório! :)
    Nunca li Sandra Carvalho, confesso que quando li opiniões que indicavam que a semelhança entre as duas era evidente, fiquei imediatamente "raivosa" em relação aos livros da Sandra Carvalho e nunca quis lê-los (já era fan da Juliet há alguns anos).
    Penso que a semelhança é principalmente no primeiro livro, e depois a Sandra descola-se da influência da Juliet. Talvez lhe dê uma oportunidade um dia destes :)

    ResponderEliminar