Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

24/02/2011

Booking Through Thursday — Algo novo, algo velho

Não havendo diferenças significativas - preferes livros usados? Ou livros novos? (refiro-me ao volume em si, não à antiguidade do título). A tua preferência faz-te notar as diferenças entre um livro usado normal e um exemplar novinho em folha, com capa em couro?


Quando se tratam de livros especiais e quando tenho condições para isso, gosto de comprar as edições mais “pomposas”, mas é muito raro. Por outro lado, tenho imensos livros que comprei em segunda mão. Na verdade, muitos foram comprados em alfarrabistas, e portanto nem tenho ideia quantas mãos por eles passaram. Obviamente quando o preço é semelhante entre exemplares novos e usados de edições equivalentes, opto pelos livros novos, mas quando se trata de livros semelhantes, não me incomoda adquirir um usado. Tenho adquirido o hábito de comprar livros de publicação recente em alfarrabistas por mesmo por leilão ou compra directa pela net. Penso que será o efeito da crise: muita gente deve comprar os livros para ler e rapidamente procura recuperar parte do dinheiro, eu procuro pagar menos por um livro recente e em bom estado. Não me incomoda minimamente que já tenha tido outro novo, desde que este o tenha tratado bem.
Frequento também alfarrabistas para encontrar aqueles livros que dificilmente encontro em livrarias, e confesso que adoro livros antigos. Só o cheiro ambiente entrar num alfarrabista me fascina e me faz demorar. Portanto não tenho preferência, e até gosto de comprar livros usados, mas desde que estejam em condições. Apesar de adorar livros antigos e bastante usados, dificilmente compro um que se esteja a desfazer, a não ser que seja o único que consigo encontrar! Já me aconteceu comprar um exemplar do Exodus, de Leon Uris, que procurei durante imenso tempo, e que estava um pouco (bastante) maltratado. Não me podia dar ao luxo de o rejeitar :)

3 comentários:

  1. Nunca entrei numa loja alfarrabista (apenas frequentei os que estão nas feiras do livro), mas gostava de um dia visitar, pois deve ser realmente algo diferente.

    E então o "Exodus" valeu a pena? :)

    ResponderEliminar
  2. Ana, é algo que tens de fazer! Há de tudo, desde os alfarrabistas conhecedores àqueles que se nota que nem conhecem o que têm à venda. Uma coisa realmente rara é um alfarrabista com os livros organizados :) Quando decido ir fazer a ronda dos alfarrabistas (no centro do Porto há imensos! mas já foram muitos mais) vou com tempo e paciência para passar algum tempo a ver o que está exposto, porque os senhores não mantêm inventário. Encontram-se verdadeiras pérolas, incluindo livros com uma semana de lançamento, a metade do preço o.O

    Ainda não li o Exodus, aquele em particular foi para oferecer a uma amiga :)

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente prefiro livrinhos novos, mas também se são antigos e bem-tratados não me importo nada.
    Mas gosto muito de tratar bem os meus livros (bem, o melhor que consigo), mas se há coisa que detesto são livro muito mal tratados(eles não merecem), contudo quando não encontro outro exemplar lá tem que ser como por exemplo o Paula de Isabel Allende.
    Boas leituras!
    :)

    ResponderEliminar