Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

03/02/2011

Booking Through Thursday — Literatura na vida real


Parafraseando a questão de uma amiga no seu mural do Facebook: "Como é que um rapaz adolescente que vai trabalhar com as mãos alguma vez utilizará a Literatura no seu trabalho"?

Acho esta questão deveras interessante. Quantos de nós no seu percurso escolar não achou que estava a ser obrigado a aprender coisas que nunca mais iria usar na vida?
Essencialmente o papel da escola e da formação é preparar os jovens não apenas para exercer uma profissão mas também para ajudar a formá-las como seres humanos e cidadãos. A um rapaz adolescente é importante mostrar que a escola é uma espécie de janela para o mundo. É-lhe dada uma amostra de uma série de áreas do conhecimento e da vida à sua volta, e com essas amostras poderá deliberadamente aprender o caminho que quer seguir. Mesmo nos ensinam conhecimentos que não nos apaixonam particularmente, continua a ser isso mesmo: conhecimento. E essa aprendizagem vai servir-nos sempre de alguma coisa no nosso percurso de vida, nem que seja apenas para percebermos aquilo que não gostamos, o que não queremos, o que queremos fazer.
Mais especificamente em relação à utilidade da literatura para um jovem que pretende trabalhar num ofício "hands-on", posso dizer que para ele a literatura terá o mesmo significado que terá para um amante das letras, ainda que numa dimensão diferente. A literatura é o alimento da mente, e é o escape que nos faz sair na nossa realidade e sonhar, viajar, aprender. Se quisermos pensar em termos mais práticos, mais, precisamente, hands-on, dou o exemplo da aprendizagem constante que a leitura permite. O conhecimento acerca de cidades e povos, oportunidades de viagens, natureza e comportamentos de pessoas que vivem e pensam de maneira diferente de nós pode ser adquirido com obras literárias de ficção ou não ficção. Conhecimentos específicos como o evoluir de mentalidades, o funcionamento da mente humana e aprendizagem acerca das relações entre pessoas são sempre úteis em todos os trabalhos. Todo o conhecimento é útil em determinada altura ou situação. E mesmo quando essa situação se nos apresenta longínqua, essa aprendizagem diversa moldou de alguma forma a pessoa que foi transformando.
Em última instância a literatura e o hábito de ler estimula a mente e enriquece a imaginação. Mesmo uma pessoa que trabalhe com as mãos, numa profissão mais prática, valoriza a criatividade e o estímulo mental providenciado pela literatura.

Sinto que não me expressei devidamente, mas aqui fica a minha opinião.



Para seguir aqui

3 comentários:

  1. Exactamente a minha opinião sobre o assunto! Nunca se sabe quando vamos precisar de conhecimentos sobre determinados assuntos, mesmo que não sejam a nossa área! Quanto mais não seja pela trivial razão de fazer conversa, lol. :D

    ResponderEliminar
  2. Reading/studying enhances us in the following areas: Education/Knowledge/work aspect/Behavioural patterns. It can never ever go best.

    Here is my BTT: REal Life post!

    ResponderEliminar
  3. here's mine http://tributebooksmama.blogspot.com/2011/02/booking-through-thursday.html

    ResponderEliminar