Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

25/02/2011

Alex 9 - A Guardiã da Espada



Alex 9 - A Guardiã da Espada, Martin S. Braun
Colecção: TEEN
Nº de páginas: 256
Editora: Saída de Emergência



Sinopse: A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar? Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido. Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?

Opinião: Não sei o que dizer em relação a este livro. Não há qualquer indecisão quanto a um ponto: gostei muito desta leitura! Há algum tempo que não me surgia uma leitura escrita verdadeiramente em fantasia. Mas por outro lado não consegui deixar de considerar alguns pontos que teriam beneficiado de um amadurecimento da escrita do autor. Martin S. Braun apresenta-nos uma mistura de diversas culturas, universos e mesmo contextos temporais, que me deliciou na originalidade. Não tanto dos elementos separadamente (mas também) mas principalmente pela maneira graciosa como foram interligados.

Temos essencialmente duas realidades principais que se misturam logo nas primeiras páginas. De um lado temos o elemento clássico da fantasia: uma terra medieval, com territórios rivais e governantes reais, o fascínio e temor pela magia e pelo inexplicável, as personagens fortes e cativantes que lideram batalhas ou lideram nos caminhos mais discretos da intriga. Do outro lado temos uma realidade futurista, num cenário de expansão da civilização humana pelos planetas do nosso sistema solar. E como é próprio da natureza humana, tal como no contexto medieval, também no contexto do futuro espacial os homens de guerreiam por recursos e poder. A unir estes dois elementos temos Alex 9, uma guerreira de armas laser e plasma e exímia em artes marciais. Por algum truque do destino, a rota da nave onde viaja, para fugir da batalha em Marte no fim da sua missão, é radicalmente alterada e a programação da sua cápsula de hibernação é alterada. Alex acorda de uma sesta de 200 anos, ao aterrar num planeta de outro sistema, mas em tudo semelhante à Terra, com habitantes em tudo semelhantes aos seres humanos que conhece. A aventura começa e Alex começa a descobrir que talvez tenha uma missão em tudo diferente das que sempre teve. Entrelaçadas nestas duas tapeçarias distintas encontramos também a cultura oriental e também uma pitada de cultura árabe, de uma forma que me encantou.

Se adorei o conceito deste livro e a generalidade da escrita do autor, existiram alguns elementos que me custaram a digerir, principalmente algumas características mais jovens da escrita e o ritmo acelerado da história. Se por um lado me deixou cheia de vontade de continuar a ler, por outro sentia que sempre que estava a cativar-me o ponto de vista de uma personagem, terminava o capítulo e surgia a visão de outra. Penso que não tive em mente que este é um livro direccionado para público mais jovem, e isso me impediu um pouco de aproveitar a leitura. A verdade é que não conseguia deixar de pensar que o autor tem potencialidades para escrever uma grande obra de fantasia, e isso me cegou um pouco para o óptimo livro que estava a ler, dentro do seu género. Não leio muitos livros para jovens adultos, mas penso que o que na maioria dos casos esses livros carecem de maturidade sob a forma do universo em que se passam (em regra pouco elaborado e não muito extenso) e das personagens jovens e imaturas. Neste caso, penso que Alex 9 tem um contexto muito mais próximo de High Fantasy do que de Young Adults, bem como as excelentes personagens que foram criadas, mas que no entanto é apresentado com alguns elementos de escrita mais leve e juvenil. Daí achar que o este autor tem inequivocamente potencial para muito mais (não desprestigiando o género juvenil). Uma nota muito especial para as descrições de momentos de acção e batalha, que achei bastante precisos, plenos de movimento, e no fundo um ponto forte do livro (apesar de na minha opinião pessoal achar que uma edição mais pesada na escrita propriamente dita teria sido vantajosa).

Penso que este primeiro volume peca por demasiado introdutório, isto é, introduz muitas pistas e desafios para o leitor, sem chegar a desenvolver nenhuma linha em particular e sem oferecer respostas. O resultado foi uma leitora muito sedenta de informação e muito frustrada quando chegou ao fim do último capítulo!  Mas ao mesmo tempo já rendida às personagens e aos mistérios que se adensam. Fiquei imediatamente comprometida moral e existencialmente a ler o segundo volume assim que tiver oportunidade. É um livro que recomendo, e que foi sem dúvida uma surpresa, uma vez que parti para a sua leitura com um espírito muito céptico. A escrita de Martin S. Braun destruiu as minhas ilusões logo nas primeiras páginas.

O melhor: A graciosidade com que foram incluídas tantas vertentes culturais distintas, enriquecendo a história.
O pior: Sem dúvida o cariz mais jovem da escrita, em alguns pontos.

4/5 – Gostei bastante

6 comentários:

  1. Realmente não adquiri este livro, pois não sabia muito bem o que esperar.
    Obrigada pela tua opinião, deu-me a ideia geral da história.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Biblioteca, eu estava como tu, não sabia muito bem o que vinha dali, e garanto-te que estava bastante céptica, mas de facto adorei a leitura. Recomendo!

    ResponderEliminar
  3. Se adoraste este Cat, de certeza que vais gostar muito mais do 2º volume, em primeiro lugar já não irás estranhar tanto as constantes mudanças de cenários e a história fica cada vez melhor e mais complexa.

    Estou de ressaca para saber como a trilogia termina

    ResponderEliminar
  4. Paulo, estou indecisa quanto a ler em breve o segundo para parar de ressacar deste, ou esperar que o 3º saia para ler os dois seguidos, porque desconfio que a ressaca vai ser maior :P

    ResponderEliminar
  5. Espera pela leitura conjunta e lemos tudo de seguida.

    Prometo que depois da Susana Almeida e Martin Braun teremos leituras conjuntas "livres" LOL

    ResponderEliminar