Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

10/02/2011

Booking Through Thursday - Primeiros Passos

"Há algo maravilhoso no acto de 'descobrir' um autor em início de carreira - em ser dos primeiros a ler a sua obra e a admirar o seu talento, antes de se tornarem conhecidos.
Que autores tiveste a sorte de descobrir no início das suas carreiras? E, se nunca tiveste essa oportunidade, que autor gostarias de ter descoberto mesmo no príncipio?"

Não posso dizer que tenha seguido a carreira de nenhum autor desde o início, desde a sua estreia. No geral,  os meus autores favoritos são estrangeiros, e tenho conhecimento da sua obra quando já têm algum reconhecimento internacional que estimule a sua publicação em português. Penso que as escritoras cuja carreira acompanho há mais tempo são Juliet Marillier e J. K. Rowling. Quando as conheci, ambas já tinham 4 livros publicados, e como tal, já tinham algum sucesso, mas posso dizer que pertenci ao grupo de fans portugueses que as acompanhou desde a sua estreia em Portugal. Conta para alguma coisa? 

Não se há algum autor que gostava de ter acompanhado desde o início, apenas pelo pequeno prazer de poder dizer "eu já gostava antes de ele ser conhecido". Entendo perfeitamente esse sentimento, mas acho que os autores que gostava de ter conhecido há mais tempo, é unicamente porque gostava de ter tido o prazer de conhecer aqueles livros há mais tempo! 

3 comentários:

  1. Mas olha que há muitos autores de língua portuguesa a quem vale a pena seguir!
    http://insomnia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. J. K. Rowling e S. Meyer foram as escritoras em que li as suas primeiras obras.
    Bom tópico nunca tinha pensado nisto;)

    ResponderEliminar
  3. Olinda, claro que sim. Não disse que não pretendo ou tenho intenção de seguir os autores desde o início da carreira, apenas não faço questão que assim seja apenas para poder dizer que os segui do início.

    Carlinha, também nunca tinha pensado nisso. Tive de pensar muito bem antes de responder! :)

    ResponderEliminar