Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

09/11/2010

A Senhora de Shalador

Esta novidade da Saída de Emergência merece-me atenção especial, e como tal, tem direito a um post exclusivo! 

Anne Bishop é uma das minhas autoras favoritas, sem qualquer hesitação.  
O seu universo das Jóias Negras, em particular na Trilogia das Jóias Negras, seduziu-me desde o primeiro momento, e arrebatou-me ao longo dos três volumes coma uma intensidade que um livro não me proporcionava em muito tempo.
Filha do Sangue apresenta-nos uma Jaenelle jovem, mas poderosa desde o início da sua convivência com as apaixonantes personagens do Reino das Trevas, com um ritmo de narrativa que nos faz não querer parar de ler e um final arrebatador, este mergulhar no mundo das Jóias Negras proporciona uma leitura fantástica.



Se em Herdeira das Sombras ficamos a conhecer melhor o círculo de personagens que orbita em redor desta desconcertante Jaenelle, ao mesmo tempo toda uma rede de acontecimentos se estabelece e a malícia e perfídia se espalham nos Reinos dos Sangue. Porque esta é uma das particularidades da escrita de Bishop: amamos as nossas personagens na mesma medida em que odiamos as “más”, com a sublime aceitação de que as personagens que admiramos não são apenas feita de luz. Muito pelo contrário.
O último volume da trilogia, Rainha das Trevas, é absolutamente magnífico. É o culminar de toda uma espiral de poder, amor, maldade e sacrifício. É um final desconcertante, completo e incompleto. É arrebatador.
Um universo negro e obscuro, com personagens tão humanas como fantásticas, e um conceito de bem e mal muito particular, extremamente preciso. É um mundo em que depois de entrarmos, dificilmente conseguimos sair. As personagens ficam connosco, não nos largam e não queremos esquecê-las.
É também um pouco esse o sentimento da própria autora, que gradualmente nos vai presenteando com novos livros deste universo negro tão valioso. Variando em alguma medida o foco dos seus livros.




Depois da trilogia, foram editados mais dois livros na continuidade dessa história. Teias de Sonhos é uma colectânea de quatro short-stories sublimes, passadas em diferentes contextos temporais relativamente à trilogia, com foco em personagens individualmente e episódios particulares. É um complemento delicioso à trilogia, matamos saudades e ficamos com mais ainda. Jóia Perdida é um livro passado no final da trilogia e de Teias de Sonhos, e relata um episódio em particular, com uma das personagens mais interessantes e apaixonantes deste universo no centro: Surreal SaDiablo. É de certa forma um tributo a esta mulher e aos que a amam, como nós, leitores.




Num universo totalmente independente dos Sangue e das Jóias, Anne Bishop trouxe-nos os complexos e maravilhosos mundos de Efémera "onde a terra se altera em resposta aos mais profundos desejos e medos dos seus habitantes", com os seus dois livros Sebastian e Belladona. Num universo não tão negro e visceral como o dos Sangue, Bishop consegue igualmente presentear-nos com excelentes personagens e enredos apaixonantes.







Igualmente no universo dos Sangue, mas numa escala temporal e espacial distinta, temos Anel Oculto. É um livro igualmente apaixonante, com apenas uma das personagens centrais envolvido no enredo: o magnífico Daemon Sadi. Aliança das Trevas segue na mesma linha de contexto espacial de Anel Oculto, com um lapso de 100 anos entre as duas histórias. Pela primeira vez lidamos com uma protagonista de Jóia Clara, mas desenganem-se se pensam que Cassidy é menos apaixonante, ou o seu mundo menos empolgante. Esta Rainha acaba rodeada das personalidades mais poderosas do seu tempo, Príncipe dos Senhores da Guerra de Jóia Negra e Ébano-Acinzentada, filhos do Senhor Supremo do Inferno em pessoa! Ingredientes suficientes para nos manter agarrados às suas páginas.
 
É no seguimento deste livro que nos surge o mais recente lançamento desta autora em Portugal. A Senhora de Shalador é a continuação do percurso de Cassidy e dos seus amigos e da sua corte.
Devo dizer que, além disto, pouco mais sei acerca do conteúdo desta obra. Nem a sinopse li com atenção. Porquê? Porque já estou à espera deste livro, e ansiosa pela sua publicação há já algum tempo. Ser um livro desta autora soberba é motivo suficiente para estar imediatamente na minha lista de aquisições e leitura para breve. É uma autora da qual não me canso e à qual me mantenho fiel. Não será certamente leitura para todos os gostos, mas recomendo vivamente aos fans de fantástico, pois é sem dúvida uma autora fantástica. 
Para os mais distraídos, basta atentar ao meu nick SaDiablo, que não engana. 

À venda a 12 de Novembro!





Título: A Senhora de Shalador
Autora: Anne Bishop
Coleção: Bang!
Núm. páginas: 496
ISBN: 9789896372866



Sinopse: Durante longos anos, o povo de Shalador suportou as crueldades das Rainhas corruptas que reinavam, proibindo tradições, punindo quem se atrevia a desafiá-las e forçando muitos à clandestinidade. Pese embora os refugiados tenham encontrado abrigo em Dena Nehele, nunca conseguiram considerar esse lugar como a sua terra. Agora, depois da aniquilação dos Sangue deturpados de Dena Nehele após a purificação, a Rainha de Jóia Rosa, Senhora Cassidy, assume como seu dever restaurar a terra e dar provas das suas capacidades como soberana. Ciente de que para assumir tal tarefa irá precisar de todo o ânimo e coragem que conseguir reunir, invoca o poder dentro dela que nunca fora posto à prova, um poder capaz de a consumir caso não consiga controlá-lo. Ainda que a Senhora Cassidy sobreviva à sua prova de fogo, outros perigos a aguardam. Pois as Viúvas Negras descortinam nas suas teias entrelaçadas visões de algo iminente que irá mudar a terra - e a Senhora Cassidy - para sempre.


8 comentários:

  1. Um deste dias tenho que ir à descoberta desta escritora, tenho a trilogia das joias negras por casa, mas nunca lhe peguei;)
    Talvez a minha mão fuja para lá um destes dias.
    Beijinhos e boa leitura.

    ResponderEliminar
  2. Carlinha, recomendo mesmo esta autora!
    No entanto, é uma escrita muito forte, e um mundo muito negro e sensual. Recomendo que te "inicies" com autoras como Marion Zimmer Bradley e Juliet Marillier. São as 3 excelentes, mas as três muito diferentes, e adoro as três! :P

    ResponderEliminar
  3. Carlinha,

    Começo a ver que tens uma lista de livros por ler deverás interessante sem duvida.

    Quanto a esta escritora tambem para mim ela é especial, fiquei logo admirador mal os livros sairam, adoro as suas personagens, o enredo e a escrita da escritora, foi sem duvida uma lofada de ar fresco que vio dar a este genero literário.

    A minha personagem preferida continua a ser Saeton, embora adore quer Daemon quer Lucivar.

    Nas senhoras gosto de Tersa e Surreal, mas claro que existem muitas outras personagens que adoro.

    Actualmente apenas recomendo sem qualquer hesitação a trilogia Joias Negras e o Teias de Sonhos. Quanto ao resto fiqui um pouco desapontado quer com ao Anel Oculto (salvo pela pesença de Daemon ) e com o Joia Perdida (onde Surreal e mesmo Daemon e Jaenelle são personagens que não estiveram ao seu melhor nível, apenas Lucivar esse sim esteve muito bem).

    Quanto ao que me leva a "suspender" a leitura dos restantes livros já o referi em alguns locais mas posso repetir que não gosto muito que tudo termine sempre bem, gostava de ver um vilão mais eficaz e claro uma morte à Martin de umas das personagens principais.

    Não quero com isto dizer que não recomende os seus livros eu é que conhecendo bem a escritora preferia que algo de dramático acontece-se.

    Quem tem vindo a ganhar terreno nas minhas preferências e deixando Bishop para trâs é Jacqueline Carey, essa sim está a encher-me as medidas à medida que a estoria avança.

    Cat, espero que perdoes aqui a Joia Vermelha;)

    Quanto à Juliet Marrilier e a MZB estou contigo é do melhor que há

    ResponderEliminar
  4. Sua viciada. tenho de ver se dou uma 2ª oportunidade à Senhora. deve ter sido uma má impressão errada.

    ResponderEliminar
  5. Anne Bishop… É que nem tenho palavras. Adoro-a! Uma das minhas escritoras favoritas senão a favorita, sem dúvida. Excelente post Cat.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Elphaba, Bishop não é a minha autora favorita porque Juliet Marillier chegou primeiro e o valor emocional dos seus livros não me permite destroná-la por ninguém :) Mas Bishop tem um honroso empate hihihi.
    É de facto fantástica. Ainda bem que gostaste :)

    ResponderEliminar
  7. Manita, eu nunca deixei de me convencer que não gostaste tanto da Filha do Sangue como deverias, porque tinhas acabado de ler o último HP, e precisavas de ter feito o devido luto depois de tantos anos de saga!
    Devias dar uma segunda oportunidade a esta autora, até porque o primeiro é o menos animado da trilogia! É que vai sempre a melhorar!

    ResponderEliminar
  8. Fiacha,

    Não te preocupes, eu com a minha jóia vermelha de direito de progenitura, perdoo-te o teu "cansaço" de Bishop =)
    Eu entendo o que queres dizer, perfeitamente. É claro que admito que a trilogia e Teias de Sonhos são muito superiores a qualquer dos outros. Mas a verdade é que não consigo não gostar dos outros livros dela, porque são primeiro que tudo um "matar de saudades". Senão das personagens que me apaixonam, como o caso do Anel Oculto, do mundo negro e sensual que a autora criou. E penso que é por isso que continuo a ressacar livros da Bishop, para aproveitar qualquer migalha de Sangue que ela nos pode dar :)

    Saetan é o meu favorito, agora e para sempre, Amén! Também adoro o Lucivar, e claro, Surreal.

    ResponderEliminar