Esta novidade da Saída de Emergência merece-me atenção especial, e como tal, tem direito a um post exclusivo!
Anne Bishop é uma das minhas autoras favoritas, sem qualquer hesitação.
O seu universo das Jóias Negras, em particular na Trilogia das Jóias Negras, seduziu-me desde o primeiro momento, e arrebatou-me ao longo dos três volumes coma uma intensidade que um livro não me proporcionava em muito tempo.
Filha do Sangue apresenta-nos uma Jaenelle jovem, mas poderosa desde o início da sua convivência com as apaixonantes personagens do Reino das Trevas, com um ritmo de narrativa que nos faz não querer parar de ler e um final arrebatador, este mergulhar no mundo das Jóias Negras proporciona uma leitura fantástica.
Se em Herdeira das Sombras ficamos a conhecer melhor o círculo de personagens que orbita em redor desta desconcertante Jaenelle, ao mesmo tempo toda uma rede de acontecimentos se estabelece e a malícia e perfídia se espalham nos Reinos dos Sangue. Porque esta é uma das particularidades da escrita de Bishop: amamos as nossas personagens na mesma medida em que odiamos as “más”, com a sublime aceitação de que as personagens que admiramos não são apenas feita de luz. Muito pelo contrário.
O último volume da trilogia, Rainha das Trevas, é absolutamente magnífico. É o culminar de toda uma espiral de poder, amor, maldade e sacrifício. É um final desconcertante, completo e incompleto. É arrebatador.
Um universo negro e obscuro, com personagens tão humanas como fantásticas, e um conceito de bem e mal muito particular, extremamente preciso. É um mundo em que depois de entrarmos, dificilmente conseguimos sair. As personagens ficam connosco, não nos largam e não queremos esquecê-las.
É também um pouco esse o sentimento da própria autora, que gradualmente nos vai presenteando com novos livros deste universo negro tão valioso. Variando em alguma medida o foco dos seus livros.



É no seguimento deste livro que nos surge o mais recente lançamento desta autora em Portugal. A Senhora de Shalador é a continuação do percurso de Cassidy e dos seus amigos e da sua corte.
Devo dizer que, além disto, pouco mais sei acerca do conteúdo desta obra. Nem a sinopse li com atenção. Porquê? Porque já estou à espera deste livro, e ansiosa pela sua publicação há já algum tempo. Ser um livro desta autora soberba é motivo suficiente para estar imediatamente na minha lista de aquisições e leitura para breve. É uma autora da qual não me canso e à qual me mantenho fiel. Não será certamente leitura para todos os gostos, mas recomendo vivamente aos fans de fantástico, pois é sem dúvida uma autora fantástica.
Para os mais distraídos, basta atentar ao meu nick SaDiablo, que não engana.
À venda a 12 de Novembro!
Autora: Anne Bishop
Coleção: Bang!
Núm. páginas: 496
ISBN: 9789896372866
Sinopse: Durante longos anos, o povo de Shalador suportou as crueldades das Rainhas corruptas que reinavam, proibindo tradições, punindo quem se atrevia a desafiá-las e forçando muitos à clandestinidade. Pese embora os refugiados tenham encontrado abrigo em Dena Nehele, nunca conseguiram considerar esse lugar como a sua terra. Agora, depois da aniquilação dos Sangue deturpados de Dena Nehele após a purificação, a Rainha de Jóia Rosa, Senhora Cassidy, assume como seu dever restaurar a terra e dar provas das suas capacidades como soberana. Ciente de que para assumir tal tarefa irá precisar de todo o ânimo e coragem que conseguir reunir, invoca o poder dentro dela que nunca fora posto à prova, um poder capaz de a consumir caso não consiga controlá-lo. Ainda que a Senhora Cassidy sobreviva à sua prova de fogo, outros perigos a aguardam. Pois as Viúvas Negras descortinam nas suas teias entrelaçadas visões de algo iminente que irá mudar a terra - e a Senhora Cassidy - para sempre.
Um deste dias tenho que ir à descoberta desta escritora, tenho a trilogia das joias negras por casa, mas nunca lhe peguei;)
ResponderEliminarTalvez a minha mão fuja para lá um destes dias.
Beijinhos e boa leitura.
Carlinha, recomendo mesmo esta autora!
ResponderEliminarNo entanto, é uma escrita muito forte, e um mundo muito negro e sensual. Recomendo que te "inicies" com autoras como Marion Zimmer Bradley e Juliet Marillier. São as 3 excelentes, mas as três muito diferentes, e adoro as três! :P
Carlinha,
ResponderEliminarComeço a ver que tens uma lista de livros por ler deverás interessante sem duvida.
Quanto a esta escritora tambem para mim ela é especial, fiquei logo admirador mal os livros sairam, adoro as suas personagens, o enredo e a escrita da escritora, foi sem duvida uma lofada de ar fresco que vio dar a este genero literário.
A minha personagem preferida continua a ser Saeton, embora adore quer Daemon quer Lucivar.
Nas senhoras gosto de Tersa e Surreal, mas claro que existem muitas outras personagens que adoro.
Actualmente apenas recomendo sem qualquer hesitação a trilogia Joias Negras e o Teias de Sonhos. Quanto ao resto fiqui um pouco desapontado quer com ao Anel Oculto (salvo pela pesença de Daemon ) e com o Joia Perdida (onde Surreal e mesmo Daemon e Jaenelle são personagens que não estiveram ao seu melhor nível, apenas Lucivar esse sim esteve muito bem).
Quanto ao que me leva a "suspender" a leitura dos restantes livros já o referi em alguns locais mas posso repetir que não gosto muito que tudo termine sempre bem, gostava de ver um vilão mais eficaz e claro uma morte à Martin de umas das personagens principais.
Não quero com isto dizer que não recomende os seus livros eu é que conhecendo bem a escritora preferia que algo de dramático acontece-se.
Quem tem vindo a ganhar terreno nas minhas preferências e deixando Bishop para trâs é Jacqueline Carey, essa sim está a encher-me as medidas à medida que a estoria avança.
Cat, espero que perdoes aqui a Joia Vermelha;)
Quanto à Juliet Marrilier e a MZB estou contigo é do melhor que há
Sua viciada. tenho de ver se dou uma 2ª oportunidade à Senhora. deve ter sido uma má impressão errada.
ResponderEliminarAnne Bishop… É que nem tenho palavras. Adoro-a! Uma das minhas escritoras favoritas senão a favorita, sem dúvida. Excelente post Cat.
ResponderEliminarBeijinhos*
Elphaba, Bishop não é a minha autora favorita porque Juliet Marillier chegou primeiro e o valor emocional dos seus livros não me permite destroná-la por ninguém :) Mas Bishop tem um honroso empate hihihi.
ResponderEliminarÉ de facto fantástica. Ainda bem que gostaste :)
Manita, eu nunca deixei de me convencer que não gostaste tanto da Filha do Sangue como deverias, porque tinhas acabado de ler o último HP, e precisavas de ter feito o devido luto depois de tantos anos de saga!
ResponderEliminarDevias dar uma segunda oportunidade a esta autora, até porque o primeiro é o menos animado da trilogia! É que vai sempre a melhorar!
Fiacha,
ResponderEliminarNão te preocupes, eu com a minha jóia vermelha de direito de progenitura, perdoo-te o teu "cansaço" de Bishop =)
Eu entendo o que queres dizer, perfeitamente. É claro que admito que a trilogia e Teias de Sonhos são muito superiores a qualquer dos outros. Mas a verdade é que não consigo não gostar dos outros livros dela, porque são primeiro que tudo um "matar de saudades". Senão das personagens que me apaixonam, como o caso do Anel Oculto, do mundo negro e sensual que a autora criou. E penso que é por isso que continuo a ressacar livros da Bishop, para aproveitar qualquer migalha de Sangue que ela nos pode dar :)
Saetan é o meu favorito, agora e para sempre, Amén! Também adoro o Lucivar, e claro, Surreal.