Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

09/06/2011

Booking Through Thursday — Comprado ou emprestado?

Considerando iguais condições (dinheiro, espaço, etc), preferes ter cópias dos livros que lês? Ou podes emprestado?

Sem limitações de dinheiro e espaço, sem dúvida que gostaria de ter na minha biblioteca todos os livros que li/leio. Adoro uma estante recheada, que me faz sentir bem vinda em qualquer sala. Apesar disso, durante muito tempo fui sobrevivendo à base de empréstimos de bibliotecas (de amigos e públicas), e talvez por isso agora sinto-me um pouco possessiva em relação aos livros. Prefiro tê-los na minha estante, disponíveis para voltar a folheá-los se me apetecer, principalmente se tiver gostado muito da leitura. Tenho sempre relutância em aceitar empréstimos (porque se gostar já sei que vou querer tê-lo!), mas por outro lado nunca hesito em emprestá-los a outras pessoas. 
Se não tivesse nenhuma limitação, certamente que não leria livros emprestados, mas adoro o hábito de trocar livros com amigos, emprestar, fazer recomendações. Adoro fazer um livro viajar por outras mãos e sentir que proporcionou bons momentos a outras pessoas além de mim. Desde que volte para as minhas mãos são e salvo, claro.

4 comentários:

  1. O espaço é para mim um grande problema...

    ResponderEliminar
  2. desde que passei a receber uma doce mesada comecei a comprar livros. empréstimos apenas da biblioteca itinerante Gulbenkian. nunca pedi um livro emprestado desde o todo o sempre. compro o que quero ler e tenho um lista enorme de compras. emprestar......???? às vezes. pessoas escolhidas a dedo e de confiança.

    ResponderEliminar
  3. Oi

    Gosto de ter e ver os meus livros na estante ou simplesmente a crescerem na "torre".
    Não peço emprestado nenhum livro, pois sou como voce, tenho receio de gostar da leitura e depois ficar sem esse livro em minha estante.
    Costumo emprestar livros, mas sou muito atento aos prazos...e caso veja que o livro não tenha sido estimado, não volto a emprestar mais nenhum a essa pessoa.

    Boas leituras


    silenciosquefalam.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Também gosto de ter os meus livros, de os ver na estante, e poder folhea-los ou rever passagens sempre que assim me aprouver. Não me importo de emprestar, mas a pessoas de confiança, que sei que o livro voltará a ser-me entregue, e adoro partilhar opiniões e dar sugestões sobre livros. Enfim sou uma book addicted :)

    Books Lovers

    ResponderEliminar