Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

02/06/2011

Booking Through Thursday — Resenhas/Opiniões

Costumas ler resenhas de livros? Em quais é que confias? Afectam os teus hábitos de leitura? As tuas compras?


Sim, leio bastantes opiniões de livros, feitas por outros leitores. Posso mesmo dizer que actualmente é o principal factor influenciador das minhas escolhas de leitura, e consequentemente, das minhas compras. Na net tem-se acesso a uma interminável quantidade de opiniões, quer em blogs, fóruns, em sites como o Goodreads, etc. Como tudo na internet, é importante ser selectivo na escolha da informação, e não confio em todas as opiniões que leio (quando a maioria são contraditórias, seria complicado confiar em todas). Tenho sempre uma atenção particular às opiniões de alguns bloggers que sei que partilham em grande medida os meus gostos. É claro que por vezes surgem algumas diferenças nas opiniões, porque acima de tudo cada opinião exprime um gosto pessoal, mas a maioria das vezes essas opiniões acabam por coincidir com as minhas.
Com tantos livros para ler, e tão pouco tempo, hoje em dia é praticamente impossível eu apostar num livro sem ter tido algum tipo de feedback positivo de outros leitores em cujo julgamento confio, a não ser que conheça o autor. 

1 comentário:

  1. Confesso que quando comecei a ler, não lia opiniões dos outros, relativamente a determinado livro. Contudo, desde que entrei no fórum a maioria das minhas compras é influenciada pelas opiniões dos que por lá passam, pois, como fazes notar, existem tantos livros e tantas opiniões que acabamos por nos sentir de certa forma perdidos... Nada melhor do que seguir as opiniões daqueles que connosco partilham as mesmas paixões. :)

    ResponderEliminar