Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

08/06/2011

Aristides de Sousa Mendes – Um Herói Português

Aristides de Sousa Mendes – Um Herói Português

Autor: José-Alain Fralon
Tradutor: Saul Barata (+)
Nº de páginas: 125
Editora: Editorial Presença


Sinopse: Em Julho de 1885 nascem César e Aristides, dois gémeos de temperamentos diametralmente opostos. Aristides era tão extravagante quanto o seu irmão discreto e cumpridor. Entusiasta, generoso e aventureiro seguiu a carreira diplomática, e encontrava-se em Bordéus num tempo em que o nazismo lançara já a sua sombra sobre a Europa e o Mundo, enquanto Salazar jogava habilmente com a neutralidade. Multidões esperavam junto ao consulado para escapar ao Holocausto. Emanavam ordens do governo português para limitar a concessão de vistos, tanto mais que as tropas alemãs se aproximavam, mas Aristides assinava, dia e noite, correndo contra o tempo, obedecendo a imperativos mais altos. 


Opinião: Já há algum tempo que tinha vontade de saber mais acerca desta personalidade, e este pequeno livro permitiu isso mesmo. 

É um livro que vale pelos relatos acerca da realidade de Portugal na altura que antecedeu e durante a Segunda Guerra Mundial, e mas centra-se essencialmente no contexto familiar de Aristides (o irmão gémeo, o casamento e os seus 14 filhos…), que foi determinante para a sua conduta durante o seu consulado em Bordéus. Achei bastante interessante a inclusão de correspondência entre Aristides de Sousa Mendes e as autoridades portuguesas, documentos da desobediência do Cônsul, e de fotografias da época (apesar de surgirem algumas referências no texto para as quais não existia foto). 

Um livro que se lê bastante bem, numa prosa acessível, no entanto por vezes dramática e exagerada, que ainda tenho dúvidas se resulta ou não, mas que pessoalmente não gostei. Fiquei com vontade de ler ainda mais sobre Aristides de Sousa Mendes. 


O melhor: Caracterização da situação política e social do país na época. 
O pior: O tom da prosa. 

2/5 – Está OK.

3 comentários:

  1. No ano passado ofereci ao meu pai um livro sobre Aristides de Sousa Mendes, mas não foi este, foi o que saiu na Saída de Emergência, "O Cônsul Desobediente". Espero lê-lo nos próximos tempos ;)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que quando vi este livro confundi com O Cônsul Desobediente (que não sabia de que editora era), quando vi que estava equivocada já tinha comprado, mas como custou 3€ não fiquei muito preocupada :P
    Mas continuo com vontade de ler o Cônsul Desobediente.

    ResponderEliminar
  3. Concordo bastante com a prosa exagerada, foi para mim um grande turn-off ao ler este livro. Matou a curiosidade pela figura histórica mas acho que é apenas isso e nada mais.

    ResponderEliminar