Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

21/06/2011

Feira do Livro - Impressões e aquisições

 Aqui está (finalmente) o post acerca da Feira do Livro do Porto 2011!

Em jeito de balanço, posso dizer que, mais uma vez a Feira teve lugar na avenida dos Aliados, e eu adoro que seja lá. É muito central, perto do meu trabalho e gosto de andar por essa zona da cidade. Só tem o inconveniente de ser mais exposta do que era no Palácio de Cristal, e de ter uma estrada a atravessar a Feira (pessoas com tendência a acidentes, como eu, ainda por cima distraídas com livros, devem ter especial cuidado).
Em relação à feira em si, alguns pontos positivos e outros negativos.

Em primeiro lugar, mais uma vez tivemos a fantástica Hora H, com livros com mais de 18 meses a menos 50% do PVP! Nesta feira só comprei livros em Hora H. É uma pena que nem todas as editoras adiram e que em algumas se reduza a uma selecção de títulos, mas é melhor que nada.

Em contrapartida, achei a feira muito pobre em termos de promoções, fora da Hora H, talvez precisamente por causa desta. Algumas bancas (o caso da Porto Editora) nem sequer tinham descontos superiores a 10-20%, mesmo para os livros do dia! (convenhamos que isso arranjamos numa Fnac em qualquer altura do ano). E outras tinham os mesmos livros do dia a feira toda.
No geral achei as bancas bastante mais pobres do que nos anos anteriores, praticamente só com novidades, e mesmo assim com grandes falhas de stock. Várias vezes perguntei por livros que não havia.

E por falar em perguntar. Eu não sei como funciona o recrutamento para as bancas da Feira do Livro, mas por amor de deus, se os funcionários não pertencem às editoras, no mínimo que lhes dêem formação e informação uns dias antes! Aconteceu de tudo, desde funcionários que disseram que a editora não publicava aquele autor (e eu a vê-lo atrás), dizerem-me que não havia Hora H na feira (quando afinal era só aquela editora), não saberem quais os livros em Hora H, informarem-me que um livro ia sair mais tarde, quando eu sabia que já estava publicado, até num dos últimos dias da feira, a rapariga que me atendeu na Objectiva não saber usar o multibanco.

Mas enfim, o que nos salvou a todos foi a Mulher da Sopa, em constante patrulhamento da Feira do Livro, e a abordar de forma assustadora e eminentemente física, os visitantes mais incautos!


Aqui ficam as minhas aquisições. Fui à feira quase todos os dias, ver e passear, mas só em duas vezes fiz comprinhas. Todas em Hora H, que eu portei-me bem! (algumas são ofertas e tudo)






Fez um frio jeitoso, em particular à noite e nos últimos dias, mas disso não posso culpar a APEL, eheh. Depois dos incidentes pré-feira, que quase a puseram em risco, e mesmo com os pontos negativos, é claro que adorei mais uma feira, e para o ano há mais! 

7 comentários:

  1. Ai a senhora da sopa! XD Da única vez que fui à feira, a senhora veio-me pedir três vezes. Ainda assim acho que no ano passado foi pior (era um pedinte a cada cinco minutos; não minto!).
    Mas que belas comprinhas que aí tens.
    Estou curiosa quanto ao livro do Valter Hugo mãe, ao grande Deus Pã e ao Voo da águia, embora os outros também pareçam promissores.

    ResponderEliminar
  2. Meu.Deus.que raio de funcionários. Não encontrei por ninguém aqui em Lisboa assim. Aliás, fui à Editora Almedina perguntar por um livros e que eles não tinham publicado e fizeram o favor de me indicar a editora que publicava o livro. Que coisa estranha. Eu é que devia ir para lá trabalhar. Ao menos sempre sabia alguma coisinha...

    Suponho que já tenhas lido os dois primeiros livros da Saga dos Otori: são bons?

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. "O Hobbit" <3 <3 <3 <3 <3
    Também gostei muito da "Sociedade Literária..." :)

    De resto, acho que te portaste MESMO muito bem ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá! ;)
    Este ano também achei a feira um bocado pobre em promoções e as novidades estavam praticamente ao mesmo preço das lojas...
    Mas a minha melhor compra foi um livro a 5 euros, Flores na tempestade ah!!!!! já andava a procura a algum tempo...até delirei xD
    Não compraste nenhum livro da Sandra Carvalho...conheces? Estou farta de andar a chatear as pessoas a lerem :p

    P.S. A última feiticeira(primeiro da Sandra Carvalho) ia ser uma excelente compra este mês no continente, está com 30% de desconto!!!

    Patricia

    ResponderEliminar
  5. Olá Cat.
    Eu por acaso também não me posso queixar dos maus funcionários da F. Lisboa... Agora em questão livros comtemplados pela hora H e os descontos concordo a 100% contigo.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Epá não falaste da Senhora da Sopa! Assim não vale! Ela foi uma atracção importante na Feira, deu cor àquilo! :/

    Epá mesmo sem promoções, ainda compraste uma boa quantidade! Lian Hearn! Tb comprei na Feira. :D

    ResponderEliminar
  7. Boas aquisições!
    Eu também fui um dos que aproveitou para trazer O Hobbit, em hora H, claro! :)
    Boas leituras ...

    ResponderEliminar