Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

06/02/2013

Bibliofilia pelo Mundo (V) - Little Free Library



Esta adorável mini biblioteca parece ser apenas uma estante fora do normal, mas é muito mais especial. Esta caixa de livros é apenas uma de milhares espalhadas pelo mundo inteiro, sendo exactamente o que o nome indica: uma pequena biblioteca gratuita (Little Free Library). Qualquer leitor pode chegar, abrir a portinhola da estante e escolher um livro. No fim da leitura, pode devolvê-lo, passá-lo a outra pessoa ou mesmo ficar com ele para si. Da mesma forma, qualquer pessoa pode doar um livro simplesmente deixando-o na estante. O importante é o livro ser lido, circular e fazer a diferença para alguém. 





Quem o diz são os fundadores desta organização norte-americana, Little Free Library, dedicada a construir pelo mundo fora pequenas bibliotecas acessíveis a qualquer pessoa. 
Esta iniciativa começou em 2009 como um programa de uma organização não governamental sediada no Wisconsin e conta hoje com inúmeros parceiros, colaboradores e voluntários, responsáveis pela construção de milhares de bibliotecas que espalham a bibliofilia além das fronteiras do estado e do país. 


O objectivo principal é promover a literacia e o gosto pela leitura, através do livre acesso a livros, mas também contribuir para estabelecer espírito de comunidade e aprendizagem de artes de construção (carpintaria). Hoje em dia a Little Free Library pode deslocar-se a uma comunidade e construir e rechear uma pequena biblioteca; e qualquer comunidade no mundo pode por sua vez associar-se a este projecto construindo a sua própria estante com a colaboração da associação. No quintal da sua casa, no jardim da comunidade, na entrada da escola ou da empresa, qualquer sítio em que haja autorização para tal pode ser o local de uma pequena biblioteca gratuita.  Há também a possibilidade de efectuar doações a esta associação, uma outra forma de contribuir.
E quanto à questão que decerto vos está já a ocupar a mente "E se os livros forem roubados?", devo dizer que conta na lista de perguntas mais frequentes do site, e adorei a resposta: Ninguém pode roubar um livro que é gratuito. E se alguém o roubar, pode ser que acabe por o ler, e esse é o objectivo final do projecto. 

Aqui está um mapa com a localização de todas as Little Free Libraries distribuídas pelo planeta, vejam se haverá alguma perto de vocês! Naturalmente, a maioria das bibliotecas localizam-se nos Estados Unidos, mas já se espalham pela Europa e há também alguns projectos para crianças em África e na Ásia. 
Os designs são os mais variados, dos mais simples aos mais elaborados, mas todos cumprem o mesmo propósito, partilhar livros.





(Todas as fotos  retiradas daqui.)

3 comentários: