Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

10/03/2011

Booking Through Thursday — Multi tarefas

Fazes várias coi­sas enquanto lês? Tais como mexer comida que está no fogão, lavar os den­tes, ver tele­vi­são, cos­tu­rar, cami­nhar, etc.?
Ou sou só eu, e tu sentas-​te e não fazes mais nada a não ser focares-​te no que estás a ler?
(Ou, se fazes ambos, porquê, quando, e qual preferes?)


Bem, ler quanto cozinho não iria resultar nada bem para a comida nem para o livro! 
Normalmente não preciso de muito sossego para ler, mas por vezes distraio-me com o som da TV, por isso costumo ler com ela em mute, e vou dando uma espreitadela de vez em quando, e a mesma coisa com o computador. Leio nos transportes públicos, no meio de toda aquela confusão e barulho, e confesso que muitas vezes quando saio e o livro está cativante, leio enquanto caminho (não façam isto em casa se não tiverem uma boa visão periférica). Sempre tive o hábito de ler às refeições, e com o passar dos anos desenvolvi o vício inverso: comer enquanto leio. Cá em casa há, infelizmente, sempre algum petisco pouco saudável e altamente calórico para acompanhar as minhas leituras. 
Recentemente e devido a testemunhos de bloggers, tenho pensado cada vez mais em audiobooks, e em como gostaria de ouvir livros enquanto arrumo coisas em casa, caminho na rua (lavo os dentes, cozinho, costuro). Tanto que me pus a pesquisar sobre o assunto. O meu maior problema é saber por onde experimentar (nunca ouvi um livro sem ser em criança), por isso estou perdida. Suponho que em breve vos falarei disso.

3 comentários:

  1. Pessoalmente ouço muito frequentemente música ou vejo TV enquanto estou a ler. Já estou habituada a ter barulho de fundo. :P Também consigo fazer algumas coisas da casa a ler, e também já cheguei a ler na rua. Como não tropecei em nada é que não sei, já que sou um bocado desastrada. xD Audiobooks estou a pensar em experimentar, já mandei vir um que me pareceu a um preço acessível.

    ResponderEliminar
  2. Nos transportes costumo ler a ouvir música porque não o consigo fazer de outra forma, por causa do barulho de fundo.

    Ver televisão ou quando estou na net também é usual em mim, se bem que acabo por ligar quase, só exclusivamente, ao livro que estou a ler.

    Caminhar e ler ao mesmo tempo, foi algo que nunca tentei mas desastrada como eu sou, penso que não ia correr bem. :P

    ResponderEliminar
  3. Ah,ah...cozinhar e ler em simultaneo é "ginástica" recorrente aqui em casa :) De inicio, a coisa às vezes corria algo mal mas agora já estou profissional!!
    Sou daquelas pessoas que lê em todo o lado e em todas as circunstâncias se o livro for daqueles que não consigo mesmo largar Desligo do mundo por completo... Se, pelo contrário, o livro não me agarrar tanto prefiro ter mais calma à minha volta para me poder concentrar

    ResponderEliminar