Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

17/04/2013

Bibliofilia pelo Mundo (VII) - Word on the Water

Word on the Water - Uma Livraria sobre águas


Numa altura de grandes monopólios editoriais e gigantes que controlam a venda de livros, três homens decidiram seguir contra a corrente no negócio de livros. Mais concretamente a corrente dos canais da cidade de Londres.

Word on the Water (Palavra sobre a água) é o nome desta original loja de livros em segunda mão. As suas instalações consistem de uma barcaça holandesa da década de 1920 completamente móvel, que viaja pelos canais de londres, lançando âncora por algumas semanas em diversos bairros e comunidades da cidade antes de seguir viagem novamente. 

(daqui)



(daqui)



A barca foi remodelada e o equipamento modernizado, mas os proprietários mantêm orgulhosamente uma decoração retro, que adiciona charme e uma aura de romantismo a esta livraria já de si tão fascinante. O seu conteúdo, além do equipamento de navegação, inclui dois gatos - Queenie and Kitty - cadeiras confortáveis para leitura, um fogão a lenha, um amplificador de som no telhado da barca (que serve de palco para actuação de musicais e leituras de obras) e estantes recheadas de livros.







(daqui)
Sendo o espaço a bordo limitado e dando ênfase à declaração de diferença do próprio espaço, a livraria faz questão de conter no seu catálogo uma cuidadosa selecção de "livros de qualidade" e livros que que não se encontrarão numa qualquer livraria normal. Grandes clássicos, autores locais, livros infantis, alguns bestsellers e obras mais alternativas e obscuras encontram-se lado a lado nesta livraria improvável, que procura não apenas vender livros acessíveis em segunda mão (todos os paperbacks a 1-3£), mas também promover a literacia e a cultura na comunidade, de uma forma diferente.


Existem centenas de estabelecimentos comerciais em Londres cujas instalações consistem de barcas que circulam pela cidade, mas esta é o único que se dedica a comercializar livros, fazendo dela a única livraria flutuante da capital, navegando durante todo o ano, com bom ou mau tempo e sempre convidando os clientes a entrar.






                        
                                                       (daqui)
                           (daqui)










(foto de Rii Schroer)
O francês "The Captain", é o dono do barco e encarrega-se das questões de navegação, enquanto Paddy Screech, "The Doctor" e John Privett "The Professor" tratam do negócio de compra e venda de livros. Juntos, levam a barca-livraria a espalhar cultura e artes, boa disposição, música e, claro, livros, aos diversos ancoradouros dos canais londrinos, no melhor estilo alternativo e boémio. Uma experiência literária diferente para bibliófilos ou meros curiosos.


O blog da livraria está desactualizado, mas para quem for em breve a Londres e quiser saber onde pára por estes dias a Word on the Water, ou simplesmente quiser acompanhar esta livraria especial, pode fazê-lo através do Twitter ou Facebook desta livraria independente.


  

2 comentários:

  1. A ver se o avisto. :D

    E só agora reparei na etiqueta "este post contém gatinhos" xD

    ResponderEliminar
  2. Quando descobri isto fiquei decidida a procurá-lo quando for a Londres e lembrei-me de vocês!

    Hihihi achei que pela quantidade de gatixos no blog já merecia etiqueta própria xD

    ResponderEliminar