Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

17/07/2011

José e Pilar aos Óscares'12




Não tenho o hábito de divulgar eventos, livros ou filmes, só porque sim, ou a pedido, e este caso não foge à regra. Muitos de vós já devem ter ouvido falar deste "movimento", para os restantes, aqui fica a novidade. 
Fui contactada para ajudar a divulgar esta petição para levar o documentário José e Pilar aos Óscares de 2012, mas antes de vos tentar convencer a assinar, deixem-me dizer-vos porque é que assinei. 

Todos conhecemos o lado irreverente e polémico de José Saramago, talvez melhor ainda do que da sua obra. Todos ouvimos falar maravilhas dos seus livros, quase tanto como ouvimos falar mal. E todos ouvimos falar ainda da sua relação com a esposa Pilar del Rio (que alguns portugueses desinformados culpam da migração de Saramago para Espanha). Sempre tive curiosidade em ler Saramago, mas nunca se proporcionou, um pouco pela fama de "ser difícil de ler" e, confesso, pela imagem pública do autor. No último ano tenho lido opiniões tão positivas dos seus livros (da parte de pessoas cuja opinião valorizo, e não daquelas que foram obrigadas a ler a obra na escola) que essa curiosidade aumentou consideravelmente e é um dos meus objectivos para este ano. Isto quanto à obra. 

Quanto ao homem, nunca tive opinião muito formada acerca dele, tirando a aparência de uma certa arrogância. Digo aparência, porque arrogância é facilmente confundida com opinião, principalmente quando se trata de uma pessoa que não se inibe de dar a sua, e que não dá confiança a repórteres estúpidos. Sim, porque tudo o que sabemos acerca de José Saramago é o que nos é facultado pela imprensa (não vou começar a falar da minha fé na classe jornalística actual). 
Isto até ser feito este filme. Vi que tinha estreado no cinema e não senti curiosidade em ver (maldita sou!), mas há umas semanas este documentário foi exibido na SIC em horário nobre, dividido em duas partes, e ainda bem que o foi. Fiquei maravilhada com esta obra.

Não só apreciei a belíssima obra cinematográfica, bem instalada no meu sofá dos leigos (eu não percebo nada de cinema, mas digo já que a banda sonora é fantástica), como mudou a minha perspectiva acerca do homem e da mulher (que se traduz numa enorme admiração pelos dois, mas principalmente por ela, até agora muito na sombra do homem). Dois seres humanos enormes e um amor maior que os dois. 
Um filme que foi aplaudido pela crítica, e pela comunidade, tanto cinéfila como literária. E para variar um bocado, desta vez concordo com eles. Por isso assinei a petição.

Como deu na televisão, perdi parte do filme, mas graças à dica do Tiago Ramos do Split Screen, já adquiri o DVD, à venda em exclusivo na Fnac, por apenas 9,99€. Vale a pena, e assim podem julgar por vós próprios.

Em baixo deixo o texto do autor da petição, e os contactos, e deixo o apelo para ele. 

Venho por este meio chamar-vos a atenção para a petição "José e Pilar aos Óscares". Este é um movimento independente de fãs do filme, com a finalidade de sensibilizar o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) de forma a submeter este filme como candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
É uma iniciativa que tomamos por todo o impacto que o filme teve nas reacções do público, nos festivais, na crítica e nos meios de comunicação social e pela universalidade da sua história e personagens – todos eles pontos estratégicos de avaliação por parte da Academia. Além, claro das co-produtoras que estiveram envolvidas no filme como a 02 (de Fernando Meirelles) e a EL Deseo (de Pedro Almodóvar), bem como as várias participações e prémios em festivais pelo mundo, de onde se destacam a abertura do DocLisboa, a nomeação para Melhor Filme pela Sociedade Portuguesa de Autores, para Melhor Documentário, Montagem e Banda-Sonora, pela Academia de Cinema Brasileira, a presença no Festival Internacional de Guadalajara (o mais importante da América Latina) e o Prémio do Público no Festival Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival Visões do Sul em Portimão. Portugal nunca marcou presença nos referidos prémios. Aliás, detém o recorde de maior número de submissões de filmes, sem qualquer nomeação para o Óscar. Achamos que a figura internacional de José Saramago, galardoado com o prémio Nobel da Literatura e um dos mais importantes escritores e pensadores do século XX poderá chamar a atenção da Academia. O facto de José e Pilar ser um documentário não será qualquer impedimento para este ser nomeado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Não são conhecidos os critérios do ICA na sua selecção, nem a argumentação feita para as escolhas dos anos anteriores. Não é sequer por isso que estamos aqui. Estamos aqui por “José e Pilar”, porque consideramos que é um filme que merece estar nos Óscares’12, porque consideramos que é o filme português que reúne as condições necessárias para ser minimamente considerado, quer pelo organismo público em causa, quer posteriormente pela Academia americana.Mais informações, poderão consultar nos links abaixo.Obrigado pelo vosso apoio desde já.
Cumprimentos,
O autor da petiçãoTiago Ramos - Split Screen (http://splitscreen-blog.blogspot.com/)
PETIÇÃO - http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N11961
BLOGUE - http://joseepilaraososcares.blogs.sapo.pt/
FACEBOOK - http://www.facebook.com/OscarJosePilar
TWITTER - http://twitter.com/#!/oscarjosepilar

5 comentários:

  1. Apanhei o documentário a meio e também sou um pouco da mesma opinião. Nunca li nada do autor, e do que conheço é apenas daquilo que vem da imprensa. Gostei (muito) do documentário, as imagens e a banda sonora, e como foi a estória contada e a forma como transparece um amor maior.

    Books Lovers

    ResponderEliminar
  2. Books, acompanhar a evolução da doença e a maneira como lidavam com isso, é arrepiante e comovente.

    Toca a assinar a petição ;)

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar nisto à uns dias e já assinei. Também vi o documentário (ainda que um pouco aos bocados) e gostei bastante, acho que tem imenso potencial :)
    Ainda vou ver se consigo comprar o DVD, ainda por cima é baratinho.

    ResponderEliminar
  4. Também vi este documentário e, tal como vós, gostei bastante do mesmo. É realmente uma história de força, coragem e de amor. Tem o meu voto. :)

    Quanto às suas obras li somente a obra dada na escola "Memorial do Convento", mas foi, sem dúvida, uma agardável surpresa e um dia conto ler mais obras suas. :)

    ResponderEliminar
  5. Os filmes mais admiráveis que vi, e aqueles que mais me tocaram até hoje, não ganharam nenhum Oscar, e nem sei se foram considerados sequer como candidatos a esses prémios.
    Por outro lado, não entendo que se faça uma petição para "levar" um filme a ser consagrado pela industria americana, ou por qualquer industria.Porque razão, pergunto eu, é tão importante essa procura do Oscar, porquê esta subserviência à industria americana mais selvagem.Não basta acharmos que o filme é bom e passar palavra para que mais gente o veja?

    Acho que um filme vale por aquilo que em determinado momento nos faz "sentir", e se fôr candidato a qualquer prémio, deve sê-lo porque alguem lhe reconhece qualidades para isso,sem que isso signifique que concordemos necessáriamente com os critérios de quem seleciona.
    Não tem de sê-lo através de petições, na minha opinião.
    Sinceramente, e tendo em atenção o "pensamento" do Saramago, nem ele gostaria disso.Ou gostaria?...Eu vi o filme, o qual retrata um período determinado do José Saramago, mas não retrata o "todo" José Saramago, o de outras polémicas.
    E nem será o filme nem a sua história de amor, a levar-me a ler( ou melhor, a tentar de novo) José Saramago, cuja escrita me entendia profundamente, e da qual não gosto.:):)

    ResponderEliminar