Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

15/07/2011

Booking Through Thursday — Biografias

Existem tantas biografias más. Preferias ler uma biografia de escrita pobre sobre uma vida fascinante ou uma biografia extremente bem escrita, de leitura agradável, acerca de uma vida não tão interessante?

Não costumo ler muitas biografias, mas recentemente até o fiz. Li um livro sobre Aristides de Sousa Mendes, e insiro-o na primeira categoria: um livro mal escrito sobre uma pessoa interessante. Gostei de ler sobre essa personalidade mas a escrita custou-me. Fiquei com vontade de ler outro livro sobre ele.
Por outro lado, acho que um bom escritor conseguirá criar uma leitura interessante, mesmo se a personalidade em causa não o seja tanto. Acredito que haja biografias capazes de mudar a nossa percepção acerca da pessoa, mas será que essa avaliação será com base na personalidade e não na escrita?
Idealmente, obviamente preferiria uma biografia interessante e bem escrita. Caso não fosse possível, dependeria do objectivo da leitura, se apenas para entretenimento ou com genuíno interesse pela personalidade em análise.

Sem comentários:

Enviar um comentário