Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

01/07/2011

Booking Through Thursday — Tamanho importa



Quão grande já esteve a tua biblioteca pessoal? Qual o maior número de livros que já tiveste numa dada altura? 
A tua colecção é maior agora do que alguma vez esteve? Ou já diminuiu?
Qual o menor numero de livros que já tiveste? (sem contar os anos antes de leres)

Bom, posso seguramente dizer que a minha biblioteca pessoal está no seu pico, nunca tive mais livros do que tenho agora. Poderia contar com os anos em que morei em casa dos meus pais, mas nunca considero esses livros "meus", mas sim comunitários, familiares. Caso contrário, teria de considerar que tenho agora um terço do que há em casa dos meus pais. Não sei exactamente quantos livros tenho, o Goodreads diz que são cerca de 400 livros, mas há alguns que já não tenho, e outros que andam espalhados por casa dos meus pais (mas são mesmo meus).

Acho que posso dizer que a altura em que tive menos livros "meus" foi até pouco tempo antes de ter saído de casa dos meus pais: lia muitos livros emprestados e de bibliotecas, e como já disse, nunca considerei os livros lá de casa como meus (apesar de ter roubado alguns para a minha estante ehehe). Com a mudança de cidade comecei a comprar mais livros. 

6 comentários:

  1. Desde que comecei a ler que guardo tudo. Sem contar com as revistas de BD, sem os álbuns de BD tenho umas estantes bem cheias. S

    ResponderEliminar
  2. Tal como tu não conto os livros da casa como 'meus'. Aliás, sou bastante possessiva e se a minha mãe põe um dos meus lviros nas prateleiras dela, eu fico um pouco chateada. Gosto de ter as coisas arrumadinhas.

    E bem, se saíste há pouco de casa e já tens 400 livros, nem quero imaginar daqui a cinco anos, o que vais ter. O.o
    (mas quem sou eu para falar, quando no ano passado comprei mais de 200 livros?)

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente tem mais livros que eu u.u
    eu cá sou possessiva com os meus livros, pura e simplesmente considero-os todos meus (egoísta, talvez? LOL)

    ResponderEliminar
  4. A Rita deixou aqui um comentário que eu apaguei sem querer! Peço imensa desculpa! Como não consigo recuperá-lo (stupid blogger), copiei o texto que recebi na notificação por email :)

    "Não faz muito tempo desde que comecei a ler, a sério, e como não me desfaço de nenhum livro que possua, mesmo que o mesmo não me tenha agradado grandemente, posso afimar que está no seu auge a minha pseudo-biblioteca. :P

    Quanto ao menor número que ela já teve, lembro-me que quando entrei, há um ano, no fórum tinha 32 livros, hoje tenho 170, portanto cresceu bastante... "

    ResponderEliminar
  5. Desde que descobri o prazer na leitura tenho o hábito de registar tudo o que leio.

    Como não costumo pedir emprestado livros, nem ler nenhum livro sem saber que esse livro será meu, sempre soube o "tamanho" da minha biblioteca pessoal.

    A torre está sempre aumentado, sempre num sentido ascendente.

    Tenho 198 lidos e umas duas dezenas deles para ler.

    ResponderEliminar
  6. Não tem problema Cat. Obrigada. :)

    ResponderEliminar