Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

21/12/2010

Compromisso Literário 2011


Com o ano quase a acabar as chamadas resoluções de Ano Novo começam a surgir como cogumelos, e como este espaço também é terreno fértil, eu também tenho algumas!

1. Em primeiro lugar, gostava de ler mais. Há tantos livros que quero ler, e tão pouco tempo para o fazer. Já dizia o poeta… Li em 2010 mais do que li em 2009, e espero que a tendência se mantenha.

E agora começam as resoluções em cadeia.

2. Relacionada com a resolução anterior, decidi que vou (tentar) exterminar a minha lista de livros por ler que tenho cá em casa. A Pilha, como carinhosamente a chamo, já tem andares a mais!

3. Além de ler mais, gostaria de variar mais as minhas leituras. Como fan de fantasia que sou, reconheço que acabo por me manter muito agarrada a este género. Como tal, à semelhança de outros blogs, vou impor a mim própria uma relativa variabilidade de obras e autores.

Atribuí a cada mês um tema/género, por uma ordem totalmente aleatória (à excepção de Dezembro), tentando ao máximo variar as minhas leituras e ao mesmo tempo aproveitar os livros que já tenho na estante. Sim, porque a última resolução literária para 2011, que vai de encontro à nr 2, é diminuir a compra de livros. Vai ser difícil resistir às promoções malucas que as lojas online e editoras andam sempre a fazer ultimamente (o que é que lhes deu?!), mas eu sou mais forte que os senhores do departamento de marketing!

Deixo aqui o meu compromisso literário de 2011. Em breve farei a lista (mais ou menos) definitiva dos livros que tenho por cá em cada um dos géneros. No fim do ano logo veremos se cumpri o meu compromisso!

1 - Autores Sul-Americanos
2- Policial/Thriller
3- Divulgação Científica
4- Romance Histórico Português
5- Ficção Cientifica
6 - Autores da Nova Geração de 70
7 - Terror
8 - Romance
9 - Clássico Universal
10 - Nobel da Literatura
11 - Não Ficção
12 - Novidades 2011

Mas eu continuo a querer ler fantasia (e muitas novidades apetitosas se esperam em 2011), e quaisquer outros títulos que me seduzam em determinado momento. Reparei que leio, em média, 4 livros por mês. Tendo isso em conta, comprometo-me a ler pelo menos um “livro temático” por mês, dois sempre que possível. Mantendo assim o tempo livre para o que me apetecer ler. Era capaz de começar a experienciar sintomas físicos de ressaca ao fim de uns 45 dias sem fantasia.
Vamos ver no que isto vai dar. Sintam-se à vontade para fazer sugestões ou alinhar!

Boas leituras

7 comentários:

  1. Bem, admiro-te a coragem de programares as tuas leituras. Eu só quando vou a meio de um é que começo a pensar no seguinte. Por norma escolho sempre um de um género diferente, para não me saturar muito. E depois é a altura do ano, claro. Agora estou n'"O Monte dos Vendavais" porque até sabe bem lê-lo no inverno, e sigo para "os Pilares da Terra II" porque já estou a precisar de um romance histórico. Muito provavelmente o seguinte a esse será contemporâneo. Mas daqui até lá, quem sabe...

    ResponderEliminar
  2. Bem, ainda nem sequer comecei a pensar nos compromissos a fazer para este ano, mas tenho de o fazer e começar a delinea-los!
    Mas no fim, acho que não diferimos muito uns dos outros... ler mais, comprar menos xD...
    Só não me estou a ver capaz é de por em prática os meses temáticos.. sou muito inconstante para conseguir programar um ano, nem que seja mais ou menos!

    Boas leituras,
    Estrela*

    ResponderEliminar
  3. Telma
    Eu costumo ser mesmo assim, só pensar no que vou ler a seguir quando estou a acabar a leitura actual. E sinto que precisamente por ler só o que "me apetece", acabo por ler sempre do mesmo e adiar indefinidamente livros que quero ler há anos. É um desafio, vamos lá ver o que sai daqui, e se não terei de desistir a meio :P

    Estrela,
    Tens razão, acho que acabamos por dar todos no mesmo: ler mais e gastar menos com isso :P
    Eu também gosto de ler o que me apetece, e por isso é que só me comprometo com 1 a 2 livros por mês, o resto será ao sabor do que vier :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei dos teus objectivos literários.
    Boa sorte e boas festas;)

    ResponderEliminar
  5. Eu prefiro escolher o próximo quando acabo de ler o anterior. Abro o armário, olho para lá, que livro me chama? É esse mesmo. :)

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou assim por norma, mas estou a tentar diversificar leituras :D

    ResponderEliminar
  7. Gostei dos teus objectivos Cat, infelizmente não devo poder variar tanto nos generos literários como tu, o que de facto lamento.

    Tenho na ideia que vou continuar a ler um ritmo cada vez mais lento e mais no genero leiterário de Fantasy

    ResponderEliminar