Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

31/10/2010

Os Leões de Al-Rassan


Saída de Emergência lançou este mês uma nova edição do fantástico Os Leões de Al-Rassan! Com nova capa, um prefácio do autor, Guy Gavriel Kay, e o mapa que faltou na primeira edição em português. 
Como grande admiradora deste livro, é com grande satisfação que vejo este melhoramento na edição. E mais ainda com as intenções da editora de publicar outra obra deste autor em 2011. Aproveito para deixar aqui a minha opinião deste maravilhoso livro, lido há alguns meses, na primeira edição.






Título: Os Leões de Al-Rassan
Autor: Guy Gavriel Kay
Editora: Saída de Emergência
Nº de páginas: 548
Ano de edição: 2008





Sinopse: "Inspirado na História da Península Ibérica, Os Leões de Al-Rassan é uma épica e comovente história sobre amor, lealdades divididas e aquilo que acontece aos homens e mulheres quando crenças apaixonadas conspiram para refazer – ou destruir – o mundo. Lar de três culturas muito diferentes, Al-Rassan é uma terra de beleza sedutora e história violenta. A paz entre Jaddites, Asharites e Kindath é precária e frágil, mas é precisamente a sombra que separa os povos que acaba por unir três personagens extraordinárias: o orgulhoso Ammar ibn Khairan – poeta, diplomata e soldado, o corajoso Rodrigo Belmonte – famoso líder militar, e a bela e sensual Jehane bet Ishak – física brilhante. Três figuras cuja vida se irá cruzar devido a uma série de eventos marcantes que levam Al-Rassan ao limiar da guerra."



Opinião: Adorei este livro! Um épico grandioso, com personagens excelentes e bem construídas. A escrita é fascinante, pela maneira como me soa ligeiramente diferente de cada vez que estamos sob o ponto de vista uma personagem distinta, e nos prende aos acontecimentos futuros (que às vezes já são passado, mas nós ainda não sabemos como aconteceram). 

É comovente, sem ser lamechas. É poético, sem ser cliché. É histórico, de uma forma que chega a ser irónica. As 3 religiões introduzidas de forma tão clara e tão bela. Faz-nos pensar que todas as culturas são diferentes e interessantes na sua diversidade, todas são belas, nenhuma é totalmente bárbara por si só. Porque o ser humano é que o é. 

Fiquei profundamente tocada pelas personagens principais. Se fosse um cidadão de Al-Rassan a minha indecisão seria a de me apaixonar pelo Poeta ou de seguir o Capitão para a guerra. Ou faria ambas as coisas. 

As reviravoltas na narrativa são magníficas, porque mesmo quando estamos quase a adivinhar o que aconteceu, a maneira como o autor escreve faz-nos acreditar que afinal estávamos enganados, para depois sermos surpreendidos novamente. 

Adorei a maneira inteligente e bela (estou sempre a usar esta palavra, mas não me ocorre nenhuma mais precisa) como o autor relacionou a questão das religiões e diferentes culturas, sem deixar de ser muito próxima dos acontecimentos históricos. Se não nas questões geográficas e cronológicas da península e do continente, muito precisa nos acontecimentos, intrigas e motivações que deram origem a guerras e "reconquistas"

5/5 - Excelente

2 comentários:

  1. Que dizer desta obra que acabei de recentemente reler ?

    É como dizes um livro muito bonito e que sinceramente só tive conhecimento dele porque a SDE no ofereceu, caso contrário tinha-me passado completamente ao lado.

    Felizmente que o livro acabou por ser amplamente divulgado por essa Internet fora, via blogues, foruns, pois teve uma excelente aceitação entre todos os leitores que o leram e quem acaba de ler o livro não lhe fica indiferente.

    Pelo que sei está previsto novo livro para 2011, Tigana um livro que anseio muito ler, pois este escritor cativou-me muito.

    É mais uma critica do qual estou totalmente de acordo.

    ResponderEliminar
  2. ai. gostei tanto. ainda estou com saudades deste livro manita :( bah

    ResponderEliminar