Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

18/11/2011

Os Jogos da Fome


Título: Os Jogos da Fome
Título original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Jaime Araújo (+)
Nº de páginas: 254
Editora: Editorial Presença



Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.. 






Opinião: Já tinha comprado este livro há alguns meses, e tinha-me chamado à atenção pelo enorme fandom que os livros têm pela internet fora. Tinha intenções de o ler antes da estreia da adaptação cinematográfica, e com opiniões positivas de pessoas cuja opinião valorizo, arrisquei comprar o volume 3 da trilogia, recentemente lançado pela Presença mesmo antes de ter lido o primeiro (para aproveitar a oferta de uma caixa arquivadora para os três livros). Quando a encomenda chegou peguei neste Os Jogos da Fome e comecei a folhear por curiosidade, mas só o pousei quando o sono me venceu 70 páginas depois. 


É um livro que me deu grande gozo ler. O ritmo da escrita é viciante, a personagem principal, Katniss, cativa imediatamente e principalmente, o conceito é promissor. Um país governado por um regime totalitário, em que o poder sobre os 12 distritos de Panem está localizado no Capitólio. Todos os anos se realizam Os Jogos da Fome, em que 2 tributos de cada Distrito são lançados numa arena para se enfrentarem uns aos outros e aos elementos, até que sobreviva apenas um – para entretenimento do Capitólio. 

Apesar da premissa muito interessante, penso que o livro peca por uma exploração pouco aprofundada, mas no fundo adequa-se ao caracter mais juvenil (Young Adults) do livro. A escrita é bastante simples e ritmada, mas o que poderia ser um ponto negativo para mim, mais uma vez adequa-se ao contexto da acção e ao ritmo da narrativa. Honestamente dispensava a vertente mais romântica das personagens, mas ainda assim não se torna o ponto central da história, o que gostei.

Em suma, é um livro leve, que se lê bem e rapidamente. Proporciona bons momentos de leitura descontraída, e deixou-me com uma enorme vontade de ler a continuação. 


O melhor: A premissa e o contexto distópico criados. 



O pior: Honestamente, o final. Não pelo fim em si, mas por ser completamente em aberto, dá vontade de pegar imediatamente na continuação). 


Este livro foi comprado.*


4/5 – Gostei bastante


(*Nota: à semelhança de outros blogs, nomeadamente o Estante de Livros e o A Lâmpada Mágica, vou começar também a incluir na minha opinião a origem do livro)

4 comentários:

  1. Concordo com a tua opinião. Acho que a autora poderia ter explorado melhor o mundo. Eu teria gostado mais que o livro fosse para adultos exactamente por causa disso. :)

    Boa ideia essa de dizer qual a proveniência do livro. ^_^Se calhar também vou adoptar isso. :)

    ResponderEliminar
  2. Porquê o final em aberto, porquê? Eu nem sei como me tenho aguentado tão bem sem pegar no 2º ou 3º livros, sabendo que estão lá, na estante, à espera.
    Mencionaste os mesmos pontos que eu, os bons e os maus. Talvez o que torne o mundo de Katniss tão interessante, neste 1º livro, é saber tão pouco sobre o mundo dela.

    ResponderEliminar
  3. Slayra *acena* Concordo, gostaria mais de uma versão adulta desta história!
    Também achei uma excelente ideia. Não é que receba muitos livros, mas acho que devia tornar-se uma regra dos blogs :)

    Tchetcha, Sim, porquê, porquê?! Eu honestamente também não sei como aguentas, agora que saiu o 3! (já me disseram que a "abertura de final" ainda é pior no 2, por isso fizeste bem em esperar pelo lançamento).

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei a saga toda, mas achei que o ritmo podia ser mais lento e, de facto, aquele "mundo" podia ter sido muito mais explorado. Também gostei do facto do romance não ser o ponto principal da história!

    ResponderEliminar