Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

30/10/2010

A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón




Título: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Dom Quixote
Nº de páginas: 400
Ano de edição: 2001


Sinopse: "Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo."


Opinião: Numa escrita fabulosa, Carlos Ruiz Zafón conta-nos a história de um livro, dos seus leitores e do seu autor. As histórias e as vidas dos dois protagonistas confundem-se entre si, e nós confundimo-nos nelas. Um livro inebriante que não se consegue largar. A escrita magnífica apresenta-nos uma história profundamente tocante, cheia de segredos e personagens misteriosas, que nos enredam à medida que os protagonistas se envolvem nos próprios mistérios obscuros.
Somos ainda presenteados com pérolas de sabedoria popular à moda de Barcelona, na voz de Fermín Romero de Torres, uma das melhores personagens que tenho conhecido nos últimos tempos.
O autor revela um profundo conhecimento da natureza humana, sendo Barcelona um palco com o arrepiante cenário da Guerra Civil Espanhola e o regime fascista.
Um livro que permanece connosco muito depois de termos fechado as suas páginas.

5/5 - Excelente

5 comentários:

  1. Só posso estar de acordo com a tua opinião, estamos de facto na presença de um livro fantástico.

    Já o li à algum tempo mas recordo-me que o livro me agradou muito.

    Não li mais nenhum livro dele, pois ando numa de ler outros generos literários mas é sem duvidas um escritor muito interessante e conto um dia ler mais livros do escritor.

    Penso que saiu recentemente mais um livros seu.

    ResponderEliminar
  2. O Marina saiu ha poucas semanas.
    Eu tenho cá em casa O Jogo do Anjo em lista de espera. É sem dúvida um autor a seguir.

    ResponderEliminar
  3. Olá Cat SaDiablo
    Ainda não li este livrinho mas já li o "Jogo do Anjo" e adorei, gostei imenso das personagens criadas pelo escritor e do jogo sinistro que ele consegue fazer ao longo do livro.
    Pelo que me pareceu este livro tem a personagem de Sempere em criança que no livro que li é adulto e dono de uma livraria julgo que deve ser o mesmo.
    Beijinhos e Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlinha.
    Pelo que sei, O Jogo do Anjo é a continuação deste A Sombra do vento. A história inicia-se com Sempere em criança, sendo o pai o dono da livraria, mas a história avança no tempo, passando pela adolescência e passagem para a idade adulta.
    Tenho O Jogo do Anjo na estante, à espera de vez. Depois de ter adorado tanto este, vou deixar passar mais algum tempo, principalmente por serem as mesmas personagens, para me poder distanciar do livro anterior na leitura deste :)
    De facto a expressão "jogo sinistro" aplica-se na perfeição a este autor. A sua escrita e enredo são soberbos!

    Só li este livro do autor, mas não encontro críticas negativas aos restantes livros! É de facto um autor a seguir! :)

    ResponderEliminar
  5. Ups vou ter que fazer a leitura ao contrário, mas não tem mal;O
    Mas realmente ainda não li nem uma critiva menos boa sobre este escritor o que é de facto raro.
    Beijocas;)
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar