Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

28/03/2011

Cuidado com a Língua

Está no ar a 4ª temporada deste programa do qual sempre gostei. 
Um formato curto e informativo, onde todas as edições se aprende algo de novo da Língua Portuguesa. Desde as gralhas mais comuns na grafia, às pequenas imprecisões que se foram banalizando (ao ponto de serem admitidas nos dicionários) cujas origens nos são explicadas, passando pelos agressivos pontapés na Língua, há sempre alguma coisa que não sabíamos, ou julgávamos saber. Sempre com uma boa dose de humor e sem julgamentos. 

Na edição de hoje aprendi que a palavra "injustiçado" é imprecisa e deveria ser preterida em relação a "vítima de injustiça". Isto porque justiçado descreve aquele que foi alvo da acção da Justiça, que foi condenado pelos órgãos da Justiça; ao passo que a palavra "injustiçado" é o antónimo, por adição do prefixo de negação "in". 
Assim sendo, um "injustiçado" é aquele que fugiu da Justiça, ou que foi ilibado, o que não corresponde ao sentido que normalmente lhe damos, de pessoa que sofreu uma injustiça.

Enquanto escrevi este texto, o corrector ortográfico do browser detectou um erro as 3 vezes que escrevi a palavra em questão. Nem sempre têm razão, mas desta vez estava certo :)

Mais uma vez com a apresentação de Diogo Infante, com participações especiais de actores conhecidos da televisão. Esta temporada do Cuidado com a Língua reveste-se de especial importância numa época de introdução das regras do novo Acordo Ortográfico, e espero que venha assim colmatar uma falha grave de informação relativamente a este tema, facilitando esta transição. Este programa é verdadeiro serviço público. É uma sugestão que deixo a todos, porque todos damos uns erros de vez em quando, e por esta internet fora há muitas pessoas que darão bom uso a este serviço público (e não me refiro a erros relativos ao Acordo!), que confesso que me assusto vezes demais, e ler muito parece não ser suficiente para escrever bom português. 


Deixo aqui o link para a emissão de hoje, que acabou de sair do ar, e podem ver-se as anteriores também online.

Edito o post para referir que gostei especialmente da edição de hoje do Cuidado com a Língua, por ser passada num alfarrabista (não consegui apanhar qual é, mas é fantástico, terei de pesquisar), e por realçar algumas "biblio-palavras", algumas que eu não conhecia! Ainda uma referência especial ao falecido Artur Agostinho, que é um dos convidados desta emissão. 

9 comentários:

  1. Ora aí está uma coisa da qual não fazia a mais pálida ideia o.o o que se deve dizer então?
    Este programa é extremamente interessante. É pena que por vezes as pessoas não lhe dêem a devida importância (e provavelmente cometi agora um erro HAHA xD)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Não é que eu estava mesmo à procura disto! E não encontrava... obrigada!
    Já agora, ganhaste um destaquizinho no meu blog!

    ResponderEliminar
  3. Laura, a palavra não está incorrecta, actualmente, porque à custa de tanta utilização, foi incluída nos dicionários. Mas o sentido original da palavra é o outro. Devemos sempre que possível usar "vítima/alvo de injustiça". A verdade é que com as regras do acordo há uma série de palavras que perdem o acento! Ainda tenho de aprender tanto, porque ainda não sei bem ^^ Mas as principais alterações do acordo serão graduais, e como tal, na maioria das vezes a alteração é no sentido de aceitar a grafia dupla (a nova, e a antiga). Ainda bem para nós :)


    Olinda, fiquei babada! Muito obrigada!
    Deixa-me que te diga que já por várias vezes tentei comentar o teu blog (a propósito do teu outro post mais negativo :P) mas nunca consigo. O mesmo acontece com todos os blogs do sapo que frequento, à excepção de um (takeustobruges), por isso ou o problema é do meu browser ou conta do blogger (a opção anónimo nunca está disponível), ou então o sapo só me deixa comentar blogs com gatos *.*

    ResponderEliminar
  4. Carlinha, também vi, e foi quando me lembrei de postar. Também gostei bastante.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por teres dito o problema do comentário... vou ver se mudo a configuração. Se continuar a haver problemas, queixo-me no sapo que eles resolvem (ou antes, costumavam resolver)

    ResponderEliminar
  6. Olinda, ficas então a saber (que não ficaste da última vez que tentei comentar) que também odeio domingos :)

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante o blog! Gostaria de aproveitar para divulgar um novo alfarrábio online (com livros novos e usados) que abriu em Portugal: www.livrilusao.com

    beijos!

    ResponderEliminar
  8. Também gosto muito deste programa mas, como vejo pouca tv acabo por me esquecer e nem sei quando está a passar. O alfarrabista é a Livraria Barateira, em Lisboa (Rua Nova da Trindade, 16C), que faz juz ao nome. :)

    ResponderEliminar