Tradutor: Alberto Gomes
Editora: Edições RBA
Sinopse: Em pleno Inverno, Poirot encontra-se em Istambul, decidido a tomar o Expresso do Oriente. Depois de uma noite mal passada, a sua tranquilidade é perturbada quando uma tempestade de neve obriga o comboio a parar e aparece o cadáver de um passageiro brutalmente apunhalado.
Opinião: Este é apenas o segundo livro que leio da mestre do crime, Agatha Christie, depois de Morte no Nilo. É também o primeiro em que travo conhecimento com o mítico Hercule Poirot, apesar da sua fama o preceder, claro.
Além do enredo em redor do crime, este livro conquistou-me logo pelo cenário, comboio mais famoso do mundo: o Expresso do Oriente. Adorei a maneira como cada uma das personagens (os suspeitos, portanto) foi sendo introduzida juntamente com um pedaço de informação relevante, mas aparentemente casual.
Gostei do tom dedutivo dos diálogos e o livro prendeu-me desde o início até à última página. A única coisa que consegui adivinhar, quando estava quase no fim do livro e já se isolavam alguns suspeitos, foi que provavelmente nas poucas páginas que faltavam alguma reviravolta surgiria e mudaria tudo. E não me desiludiu.
Tenho este livro numa edição da colecção de banca da RBA, e a qualidade é muito boa mesmo. Quer na publicação em si (capa dura e boa qualidade do papel) como da tradução e texto.
Uma leitura leve mas absorvente, que dispensa apresentações. Recomendo.
O melhor: O raciocínio dedutivo.
O pior: Nada que tenha identificado.
4/5 – Gostei bastante.
Por acaso até interrompi a maio a leitura deste livro e depis nunca mais lhe peguei, mas é sem duvida uma excelente alternativa quer à literatura Fantástica quer ao Romance Histórico que sistematicamente ando a ler.
ResponderEliminarMas quero voltar a pegar-lhe pois tinha acabado de ler As Dez Figuras Negras e foi dos melhores policiais que li até hoje.
Alias esta é provavelmente a melhor escritora neste genero literario.
Paulo, dizem que sim, que é a melhor! É uma autora que vou continuar a ler de vez em quando. É como dizes, ideal para intercalar com outros géneros que estamos sempre a ler :)
ResponderEliminarNunca li nada da Agatha Christie e gostava de experimentar um dos seus livros. Este parece-me bom para começar, além de ter um cenário bastante convidativo: o comboio mais famoso do mundo - o Expresso do Oriente! Vou ver se o arranjo no WB... ;o)
ResponderEliminarBom Carnaval e boas leituras!
Guerreiro, só posso recomendar. O único defeito da leitura (que até nem é um defeito) foi o facto de não conseguir descolar-me da imagem do Poirot da série de tv :P
ResponderEliminar