Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

03/03/2011

BTT - Batota

Fazes batota e esprei­tas o fim dos livros? (Vá lá, sê honesta)




Excelente questão. Eu, nunca! Abomino spoilers e sou capaz de cortar relações com amigos queridos devido a sessões intencionais de spoilers. Em discussões animadas de filmes e livros começo a gritar "Spoiler Alert" quando alguém se entusiasma. Em leituras mais entusiasmantes, os meus olhos querem saltar uns parágrafos, e acabo por ler umas linhas à frente (depois volto para trás, e depois volto a avançar), e quando isso acontece até tenho o hábito de pegar no marcador de livros ou num papel e tapar as linhas abaixo do que estou a ler.
Às vezes nem sinopses leio. Quando confio nas opiniões e gosto do autor, nunca leio a sinopse. Acho que às vezes revelam demasiado.

Mas é uma questão pertinente porque conheço quem faça batota.Tenho uma amiga que lê as primeiras e as últimas linhas (se possível, a página) de todos os livros que compra, e outra que tem o hábito de quando a leitura está naquela fase em que não se sabe como é possível aquilo acabar bem, não resiste a ir ler as últimas páginas. E ainda outra que adora ir à net ler o que vai acontecer nos livros que anda a ler. Acho que são doentes :)

Mas pronto, como a pergunta pede honestidade, tenho de confessar que li a última frase de um livro, assim que o comprei e antes de o começar a ler. Foi o Harry Potter and the Deathly Hallows. Tinha havido uma discussão online antes do lançamento do livro, acerca de qual seria a última palavra do último livro do Harry Potter. Algumas pessoas tinham lido aquelas cópias piratas e falsas, e diziam que era "scar", ao mesmo tempo que revelavam uma série de barbaridades que supostamente aconteciam no livro. Não resisti a verificar qual era a última palavra, mas os meus olhos leram a última frase completa, e nunca mais me esqueci: *SPOILER* "All was well."

13 comentários:

  1. Vou ser totalmente honesto! Não costumo espreitar o final. Adoro sentir o suspense no sangue e, quando chegar ao final do livro, ser bastante surpreendido! Tb abomino spoilers! É verdade, há sinopses que revelam muito da história do que deviam, mas enfim não os resisto de ler...
    Beijinhos

    P.S. - Eu sei q estavas só a meter-te comigo! ;OP

    ResponderEliminar
  2. Guerreiro, sou como tu, gosto de ser surpreendida pelos livros :)

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa que faço quase sempre é ler a última palavra. SÓ a último palavra. E é um vício que tenho, sim... :P

    De resto, fujo dos spoilers a sete pés, estragam uma leitura a uma pessoa. Sou como tu em relação a sinopses - não gosto da maioria delas - mas não tenho a tua força de vontade de evitar lê-las.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. hum... bem sinopses, tenho de as ler SEMPRE, a grande maioria das vezes deixo-me guiar por elas, são na maioria das vezes a razão de comprar um liveo, quando não conheço o autor.
    Não passo sem elas.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho a tua aversão a spoilers de qualquer espécie, mas de facto por vezes as pessoas exageram. Lembro-me de o 6º livro do Harry Potter sair e no dia a seguir comprarmos o jornal por qualquer razão. A minha irmã pôs-se a folheá-lo e apanha com uma manchete "Spoiler mata Spoiler"... que deprimente. E o pior é que ela não conseguiu aguentar o fim de semana sem me dizer. Ficámos muito desapontadas com esta situação. :/

    Eu confesso, hoje em dia por vezes vou "cheirar" o fim do livro, sei lá, ver algumas palavras de relance ou assim. Ou quando estou numa parte muito emocionante tenho a mania de me pôr a saltar parágrafos para ver como a situação se desenrola. E depois lá volto atrás para ler em condições... *roll eyes*

    ResponderEliminar
  6. Tiago, é um vício saudável, o pior é que já tentei fazer isso (exemplo do HP), mas os olhos só precisam de um relance para ler mais do que a palavra :P

    Nuno Chaves, é claro que leio grande parte das sinopses dos livros que compro. Mas a verdade é que quando compro livros de autores conhecidos raramente leio a sinopse. Acontece lê-la na divulgação da publicação da obra na língua original, e depois passam meses e meses até o ter nas mãos, e aí não leio.
    Já para não falar de sagas que se vão acompanhando, quando compro o volume seguinte nem leio a sinopse. (foi um trauma que me ficou da sinopse do Filho das Sombras da Juliet Marillier lol)

    p7, realmente quando saiu o HP7 foi uma loucura tão parvinha (Foi nessa altura que fiquei uns meses sem falar com um amigo, que deliberadamente e depois de avisos me revelou uma morte). Lembro-me dessa estupidez no jornal, e nas notícias também falaram no assunto. Lembro-me que estava em época de exames (tive de esperar umas semanas até poder ler o livro) e tratei de hibernar do mundo para conseguir não ser spoilada!

    Ás vezes também não consigo evitar saltar uns parágrafos em partes emocionantes, e voltar atrás depois :P

    ResponderEliminar
  7. Confesso, por vezes espreito, tento não ler tudo mas não resisto...

    Tenho outro problema, ando sempre a ler umas linhas mais abaixo da página onde estou a ler, tenho que ir ao médico da vista LOL

    ResponderEliminar
  8. Paulo! Não te imaginava um batoteiro! :D
    Esse problema dos olhos saltitões é muito comum entre os bibliófilos, estou a ver.
    Eu também sofro disso (nada a ver com os olhos saltitões do encontro Bang! LOL)

    ResponderEliminar
  9. Confesso que o faço por vezes. Acontece-me como ao Paulo ler umas linhas abaixo da página que estou a ler ou até avançar umas páginas para saber o que vai decorrer e depois voltar atrás. ::)

    À uns anos atrás tinha também a mania de ler o fim dos livros, hoje nem tanto. :P

    ResponderEliminar
  10. Rita, bem vinda.
    Umas linhas ou saltar uns parágrafos, ainda vou lendo, até parar voltar para trás, mas páginas não! Às vezes acontece-me os olhos fugirem-me para a página da direita quando ainda vou na esquerda :P

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Cat. Já tinha comentado o teu blogue mas com o meu nick no fórum (miah).

    Quanto ao meu caso de ler mais do que devo, como tu dizes no teu comentário e bem, é doença. :P

    ResponderEliminar
  12. Não tenho por hábito fazer isso e as duas vezes estão devidamente documentadas:
    http://blog.paulobrito.info/a-rainha-no-palacio-das-correntes-de-ar/

    ResponderEliminar
  13. Olá Paulo. Nunca fiz isso que relata no seu post, mas confesso que quando terminei A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo tive o mesmo impulso! Infelizmente não tinha ainda o terceiro volume para atacar, mas fui à net ler a sinopse, e as primeiras palavras foram o suficiente para me fazer respirar novamente a acalmei-me o suficiente para conseguir não ler mais nada :)

    ResponderEliminar