Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

08/01/2013

Feed

Autora: Mira Grant
Nº de páginas: 571
Editora: Orbit
ISBN: 0316081051

Sinopse: The year was 2014. We had cured cancer. We had beaten the common cold. But in doing so we created something new, something terrible that no one could stop. The infection spread, virus blocks taking over bodies and minds with one, unstoppable command: FEED. Now, twenty years after the Rising, bloggers Georgia and Shaun Mason are on the trail of the biggest story of their lives - the dark conspiracy behind the infected. The truth will get out, even if it kills them.


Opinião: Este é um livro de zombies que quase não é sobre zombies. Numa altura em que os mortos vivos são uma das tendências literárias do momento, tenho tido a sorte de todos os "livros de zombies" que li (não foram muitos, é verdade) não terem sido apenas mais do mesmo. Mas de todos, este foi o melhor.


A história passa-se num futuro décadas depois do fatal ano de 2014. Nesse ano, duas descobertas científicas há muito procuradas foram atingidas: a cura definitiva da gripe e a cura do cancro. Algures no meio de interacções biológicas e propagação a nível mundial, os vírus Kellis e Amberlee usados nas insvestigações científicas terão sofrido a uma mutação que só foi levada a sério quando os mortos começaram a não permanecer mortos. 

Em 2039 as pessoas vivem, ao contrário da maioria dos cenários de histórias de zombies, num mundo tecnológico e digital. Interacções físicas em locais públicos e privados são pouco comuns e foram desenvolvidas técnicas e protocolos rigorosos de controlo da população e do estado físico dos cidadãos. Uma luz vermelha no teste de sangue requerido para entrar (ou sair) do supermercado ou restaurante da esquina pode desencadear em minutos uma operação de limpeza do foco de infecção por parte das autoridades. Numa sociedade com medo de sair de casa, a internet ganhou suprema importância, nomeadamente a comunidade blogger, que é a principal fonte noticiosa: Alcance global em tempo real, live feed.

O After The End Times é um site noticioso cujos bloggers Georgia, Shaun e Buffy foram seleccionados para cobrir a excitante campanha de um candidato à presidência dos Estados Unidos da América. Cada um deles tem um blog pessoal cujas entradas no início de cada capítulo do livro são um dos pontos altos. 

E assim, no meio da história de zombies, repleta de tecnologia e ciência realisticamente avançadas, dispositivos de segurança e protocolos de sobrevivência, começa a verdadeira história: intrigas, traição, conspirações presidenciais à escala nacional, morte (normalmente seguida de uma segunda e mais definitiva morte) e seres humanos a tentar sobreviver. 

Este livro foi uma completa surpresa. Não esperava um worldbuilding tão detalhado (às vezes até repetitivo nas descrições dos processos de segurança anti-vírus), realista e original. Apesar do símbolo de Feed na capa do livro, sempre associei o título apenas ao verbo inglês alimentar numa perspectiva de "alimento para zombie". A vertente blogger da história foi assim uma vertente totalmente inesperada que adorei. Gostei particularmente do conceito científico em redor do vírus que origina os zombies, dos efeitos fisiológicos no corpo humano e das suas particularidades além da morte do indivíduo, mas não do corpo. O livro tem algumas partes da acção mais lentas, e acho que demora um pouco a "arrancar", mas ainda assim cativou-me imenso. 

O enredo geral de conspiração é um pouco cliché, bem como as personalidades das personagens principais, apesar de ainda assim me ter emocionado no final. Quer uma coisa quer outra mereciam um vilão melhor. Tendo em conta o final deste primeiro volume, fiquei muito curiosa em relação à continuação da série. 


O melhor: O worldbuiling.

O pior: O vilão básico.


4/5 - Gostei bastante

6 comentários:

  1. Ora aí está um livro que me despertou a atenção. Ainda não li nada de zombies e acho que vai ser este o escolhido para me iniciar nessas andanças. Boa review, como sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nel, acho que ais gostar, se conseguires não ligar muita importância a eventuais erros científicos :P
      Acho que é sem dúvida um bom primeiro livro de zombies. De zombies li o fantástico Eu Sou a Lenda (na verdade são vampiros mas parecem mais zombies) e o Guerra Mundial Z, do qual também gostei bastante. Além disso vou lendo a BD do Walking Dead. Recomendo qualquer um deles :D

      Eliminar
  2. Tenho este para ler em breve. Fico contente que tenhas gostado, a tua opinião dá-me ainda mais alento para lê-lo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a ver as reviews no GR e fiquei surpreendida com algumas opiniões mais negativas. Espero não te induzir em erro xD

      Eliminar
    2. Se isso acontecer, vamos ter chatices. Ai vamos, vamos xD

      Eliminar
  3. Ainda bem que gostaste! Geralmente não gosto do tema, mas este livro surpreendeu-me, também gostei muito. :)

    ResponderEliminar