Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

22/03/2013

O Último Livro

Autor: Zoran Živković

Título original: Poslednja knjiga

Tradutor: João Cruz (+)

Editora: Cavalo de Ferro, 2011

ISBN: 9896231443

Nº de páginas: 238

Publicação original: Novosti, 2007

Sinopse: Uma série de mortes misteriosas na Livraria Papyrus conduz o inspector Dejan Lukic, aficionado por literatura, a uma investigação. Aqui ele encontra a atraente proprietária, Vera Gavrilovic, e descobre que a única relação existente entre as vítimas é o facto de momentos antes das suas mortes estarem a ler o mesmo livro – O Último Livro.
Com a multiplicação do número de mortes aparentemente sem explicação, envolvem-se no caso a Agência de Segurança Nacional – uma seita secreta e apocalíptica, e um exótico salão de chá; ao mesmo tempo a crescente ligação entre Dejan e Vera é ameaçada por pesadelos e uma eminente sensação de perigo. Estará um louco apaixonado por literatura à solta, assassinando leitores de acordo com o método apresentado em O Nome da Rosa?

Numa corrida contra o tempo, o inspector Lukic precisa de descobrir o segredo do Último Livro e também porque sente que já leu algures tudo o que lhe está a acontecer. O desenlace extraordinário revela verdades escondidas sobre o choque de diferentes realidades, e o incrível poder da imaginação.

Opinião: Gosto de livros sobre livros. Quando vejo um livro cuja história inclui livros, bibliotecas ou livrarias, sinto-me imediatamente curiosa. Do mesmo autor deste O Último Livro já tinha lido o pequeno A Biblioteca, do qual gostei bastante, e portanto parti para esta leitura com algumas expectativas, quer pelo tema, quer pelo autor. 

Conhecemos o inspector da polícia Dejan enquanto percorre com interesse as estantes da livraria Papyrus. Chamado ao local devido a uma morte inesperada na livraria, rapidamente se chega à conclusão que a morte natural de um leitor com um livro nas mãos não é caso de polícia, mesmo para um inspector licenciado em Literatura. Mas as mortes misteriosas na livraria sucedem-se, e juntamente com Vera, a dona da livraria, Dejan vê-se envolvido numa investigação tão policial quanto literária, juntando referências a O Nome da Rosa com suspeitas de uma arma biológica e o segredo do Último Livro. 

Este livro tinha tudo para resultar como um mistério sobre livros e leitores: o ambiente de uma livraria especial, com personalidade e ideal para amantes de livros, a pouca distância de uma interessante casa de chá; o cenário de uma cidade na Europa Central, cinzenta de chuva e frio; um livro misterioso que ninguém sabe que aspecto tem nem que conteúdo encerra; referências a grandes obras literárias; a curiosa sensação de déjà lu do protagonista, que sente que está a viver a história de um livro que já leu; e personagens excêntricas como só bibliófilos podem ser. Todos estes elementos me agradaram como leitora, e por eles fiz o esforço de tentar adorar este livro, mas tal não aconteceu. A culpa, acuso, é da escrita. Não consegui entrar na história nem sentir empatia pelas personagens, superficiais e banais, nem com um romance mal conseguido e pouco surpreendente. Os maus diálogos, como as linhas mais clichés de um filme pouco original, não compensaram o ritmo agradável do desenrolar do mistério, e a verdade é que a escrita não me agradou no geral. 

Não considero uma má leitura, e admitindo que seja meramente uma questão de gosto pessoal, este livro pode vir a agradar a outros leitores, mas a mim soube-me a pouco, pelo potencial que lhe vi e pela concretização que acabou por ter.

Ainda assim, depois de uma boa experiência e uma "assim-assim", vou manter-me atenta ao autor e provavelmente lerei mais livros seus, se se proporcionar uma nova oportunidade.


O melhor: O cenário em redor da história, que me agradou bastante: a livraria Papyrus, o ambiente cinzento e chuvoso que convida à leitura e o conceito engraçado de déjà lu

O pior: Os diálogos e o romance clichés e banais. 

3/5 - Gostei


2 comentários:

  1. Sou da mesma opinião: Livros sobre livros já me garantem um interesse. E depois temos desconsolos... Também já me aconteceu com outro livro.
    Quando li a sinopse deste, fiquei interessada, depois li a critica e desmotivei... porque já não seria a primeira vez que me desiludia.
    Mas ainda bem que há sempre quem leia antes e comente porque duas desilusões no mesmo ramo não é bom... Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, nada como ler para crer. Curiosamente lembrei-me agora que uma minha já tinha lido este livro e não achado grande coisa, mas a minha fé em livros sobre livros fez-me descartar essa opinião. No final acabei por concordar eheh.

      Eliminar