Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

13/07/2011

Bibliofilia pelo Mundo (III) - House of Shelves

House of Shelves

Fantástica casa japonesa, toda ela uma estante contínua.


Foi desenhada pelo arquitecto japonês Kazuya Morita, especialmente para um jovem historiador com uma enorme colecção de livros de História Islâmica. 

Toda a casa foi desenhada com elementos de estante do chão até ao tecto, e cada unidade foi estruturada individualmente para ser capaz de servir efectivamente de estante e ao mesmo tempo manter a harmonia geométrica do conjunto, muito ao estilo da arquitectura Islâmica. O arquitecto confessou que no início o cliente não soube muito bem o que fazer da casa. De facto deve ser uma visão intimidante! As estantes existem até no wc.



Fotos: Kazuya Morita Architecture Studio.

O mais surpreendente é o facto das estantes nas paredes não serem apenas interiores, como revestimento das, constituindo antes a própria estrutura básica do edifício! As unidades de estantes foram montadas e testadas num laboratório no campus de Katsura da Universidade de Kyoto, Japão.

Esta casa pode albergar dez toneladas de livros (quanto livros dá isso? Não consigo imaginar) e está estruturalmente preparada para resistir a terramotos. O arquitecto não revelou o preço final da obra. 

Artigo partilhado pelo rui278 do fórum Bang!

Podem ler o artigo aqui.



2 comentários: