Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

21/04/2011

Booking Through Thursday — Capa

Con­se­gues jul­gar um livro pela capa?



A sério, alguém consegue? Todos o fazemos, claro, mas esse julgamento é obviamente sujeito a falha.

Muitas vezes numa livraria é a capa que nos prende os olhos e nos faz pegar num livro. Se o compro apenas pela capa? Não. Acho que a única vez que o fiz, o livro custava 2€, ou seja, fosse qual fosse a qualidade do conteúdo, o estrago não seria grande.

É sempre bom quando os livros que gostamos têm capas bonitas, que nos regalam os olhos ainda fechados. Mas a verdade é que há por aí tanto livro bom com capa horrível, e vice versa. Mas considero mais incómoda a moda de elaborar capas bastante semelhantes a outras de livros populares do mesmo género. Parece que de repente as livrarias estão cheias de livros iguais.

É verdade que os olhos também comem, mas digam-me, escolhem uma guloseima pela embalagem? :)

5 comentários:

  1. Bem, a capa ajuda. Não é tanto que a capa me faça comprar um livro, porque coisas como a sinopse, o género, o autor ou preço terão mais influência, mas se uma capa não me atrair o olho é capaz de o livro me passar ao lado mais facilmente. ;)

    ResponderEliminar
  2. A capa ajuda a chamar a atenção, mas não avalias o livro só por isso :P

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que não deixa de ser importante uma boa capa, acaba por dar mais nas vistas, mas aquilo que me leva a comprar um livro, alem de certas promoções como as efectuadas pela revista sábado, são os comentários de certas pessoas que têm gostos iguais aos meus, isso sim é para mim o mais importante.

    ResponderEliminar
  4. Paulo, eu também peso muito a opinião de algumas pessoas. Há séculos que não arrisco comprar livros acerca dos quais não ouvi uma boa opinião da parte de uma pessoa que sei que partilha os meus gostos. Acho que esse é o factor determinante.

    ResponderEliminar
  5. Nem mais, até porque nos dias de hoje os livros não estão baratos, logo convem estarmos informados.

    Mas reconheço a importância de uma boa capa, olha o exemplo dos Leoes de Al Rassan, um livro que me passava completamente ao lado se fosse pela capa.

    ResponderEliminar