Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

10/04/2011

Imagine o leitor...

Árvore Evolutiva de Darwin (1837)


Imagine o leitor que é professor de História de Roma e de Latim, desejoso de transmitir o seu interesse pelo mundo antigo, pelas elegias de Ovídio e as odes de Horácio, pela economia vigorosa da gramática latina patente na oratória de Cícero, as subtilezas estratégicas das Guerras Púnicas, a perícia de Júlio César e os excessos lúbricos dos últimos imperadores. Trata-se de um grande empreendimento que exige vagar, concentração e dedicação. Porém, o leitor está a ser constantemente interrompido e os seus alunos são distraídos por uma turba barulhenta de ignorantes, que, gozando de forte apoio político e especialmente financeiro, não desistem de tentar convencer os desafortunados alunos de que os Romanos nunca existiram, e de que nunca houve um Império Romano. Além disso, o mundo teria surgido há pouquíssimo tempo. As línguas castelhana, italiana, francesa, portuguesa, catalã, occitana e romanche, bem como os dialectos associados, teriam nascido espontânea e independentemente, e nada deveriam a qualquer idioma predecessor como o Latim. Em vez de dedicar toda a sua atenção à nobre vocação de professor e académico classicista, o leitor via-se forçado a perder tempo e energia na defesa aturada da proposição de que os Romanos existiram de facto: uma defesa contra uma manifestação de preconceitos ignorantes que o fariam chorar se não estivesse demasiado ocupado a combatê-los.

O Espectáculo da Vida – A Prova da Evolução, Richard Dawkins, p.15. Tradução de Isabel Mafra. Casa das Letras (2009)

5 comentários:

  1. É sobre os criacionistas não é? Bela comparação. ;) Está a ser bom o livro?

    ResponderEliminar
  2. P7, Sim, referes-se aos criacionistas, ou como o autor lhes chama, os negacionistas. Achei a comparação excelente, e ainda continua, por exemplo a comparar com a facção recente que nega a existência do Holocausto. Mas o texto à estava muito grande :P Já terminei o livro, só ainda não me passou a preguiça de escrever uma opinião :P Gostei bastante!

    Sexy na Cidade, o livro começa com este texto. Também achei muito interessante e o sentido de humor implícito fez-me ficar logo agarrada ao livro.

    ResponderEliminar
  3. Ora ainda bem que goste deste livro que eu humildemente te aconselhei (desta já me safei).

    Depois quero ver essa opinião completa, mas o livro no seu geral é muito bom, e se quiseres ler mais algumas coisas sobre criacionistas, ou negacionistas conforme os gostos, lê o anterior dele "A Desilusão de Deus" ou então "Evolução e Criacionismo - Uma relação impossível" de autores portugueses, este de um ponto de vista da biologia, acho até que te já falei deste.

    ResponderEliminar
  4. Um bom excerto, sim senhora.

    A equipa do Lydo e Opinado deseja-te uma continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar