Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

20/01/2011

Booking Through Thursday — Periódicos

Seguindo o exemplo da WhiteLady e da Célia, decidi aderir ao BTT. 

Não, não é bicicleta todo-o-terreno, a minha continua desterrada na garagem, obrigada.

É o Booking Through Thursday. Um blog que sugere todas as quintas-feiras temas relacionados com livros e as nossas leituras, para os bloggers publicarem nos seus próprios espaços. Como a ideia é a da partilha entre nós e também com o blog que deu o mote, deixamos por lá o link do nosso post.
Eu adorei a ideia e resolvi juntar-me esta quinta-feira. O tema desta semana é Periódicos. 



Até eu leio outras coisas para além de livros de tempos a tempos... como revistas! Que revistas/jornais lês? 



Sou assinante da National Geographic. É uma revista fantástica e obrigatória. Apesar de ter de reconhecer que a qualidade dos artigos da edição portuguesa é muito variável de edição para edição, considero que no geral continua a ser uma revista muito interessante, que abrange várias áreas (desde a História à Ciência), que leio na íntegra. E as fotografias são deslumbrantes! Acho que se um dia perder todo o interesse no conteúdo, continuarei a adquirir a revista só por isso. Para os interessados, a assinatura online fica por metade do preço! Vejam aqui.

Até há uns meses atrás comprava mensalmente a Premiere (a única revista além da NG que lia na íntegra e religiosamente), mas deixei de o fazer. Perdi completamente o interesse na revista, infelizmente, devido à queda da qualidade dos conteúdos e aos contínuos atrasos na publicação. Comprava a Premiere no início do mês, e informava-me imenso sobre as estreias desse mês. Quando saía apenas na 2ª ou 3ª semana do mês, eu já tinha visto alguns dos filmes e a revista perdia a função primária, e como os conteúdos adicionais foram diminuindo e decaindo o interesse, deixei de comprar. Estou a pensar comprar no próximo mês, para ver como está a revista agora.

Durante muitos anos lia a Visão e a Sábado, que havia sempre em casa dos meus pais, mas devo confessar que nos dias de hoje só compro quando oferecem livros e apenas quando não posso adquirir apenas o livro.

Durante uns meses comprei a revista Os Meus Livros, mas acabei por deixar de o fazer. Achava que as opiniões e as divulgações de autores tinham um carácter um pouco elitista demais. Mas pode ter sido má impressão minha.

Leio os jornais diários (JN e Público) diariamente na net, e apesar de adorar a sensação física de desfolhar um jornal, cada vez tenho menos vontade de comprar jornais. Com algumas excepções, revolta-me a qualidade do jornalismo no geral. Provavelmente ando a ler os jornais errados…

No final do ano passado li a o nº 8 da Revista Bang! e foi surpresa bastante agradável. Gostei bastante dos conteúdos e do grafismos da revista.

Os outros periódicos que leio são revistas científicas, sob a forma de artigos, e esses já me dão cabo da cabeça!

5 comentários:

  1. Mais uma assinante da NG! Por acaso nos últimos tempos só tenho mesmo deitado um olho aos artigos, o tempo para os ler muitas vezes não é muito, mas vão sempre comigo de férias e constituem uma óptima alternativa aos livros. :P

    A Sábado só compro mesmo para o meu irmão. É a sua leitura de casa-de-banho. XD

    ResponderEliminar
  2. Pois tu também assinas! Estou como tu, nos últimos tempos só tenho lido muito por alto :(
    Acho que a NG é digna de pertencer a qualquer biblioteca. Quanto mais seja seja por serem NG! :D Vou editar o post com um link para a secção de assinaturas, que está com um preço fixe online xD

    Quanto à Sábado, das poucas vezes que comprei fiquei com a sensação que alguns artigos são estilo tablóide, por isso sempre que posso adquirir os livros sem a revista, faço-o.
    (por falar nisso, há muito tempo que não lançam nenhuma colecção!)

    ResponderEliminar
  3. Há revistas piores... Mas agora com essa do tablóide e da casa-de-banho lembrei-me de um episódio do "How I Met Your Mother"! XD

    O problema da Sábado, para mim, é ser mais de "direita" e, tal como a Visão, publicarem artigos muitas vezes sobre famílias de classe média alta. Tudo bem, é esse sem dúvida o público-alvo, mas há outros extractos sociais e até dariam reportagens mais interessantes. Como não me revejo, não leio isso e acabo por não pegar na revista.

    ResponderEliminar
  4. Eu deixei de ler a Visão precisamente por causa disso. Acho que por vezes se tornam bastante tendenciosos nas reportagens e nos artigos de opinião.

    Mas sim, certamente há revistas piores, mas se reparares a capa desta semana (tal como todas as revistas, acho eu) com o caso do Carlos Castro, invoca-me mesmo o típico tablóide.
    Mas esta também é a tendência do jornalismo em portugal, infelizmente. Há excepções como em tudo.

    ResponderEliminar
  5. Vou aceitar a sugestão...

    E também gosto mt da Bang!

    Olinda Gil
    http://insomnia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar