Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

24/01/2011

Acessórios literários para Bibliófilos

Bem o sabemos, a devoção aos livros abrange não apenas o conteúdo literário como o objecto físico do livro. Mas nem só de livros vive um bibliófilo. 

O verdadeiro "bookworm" deleita-se não só com o próprio livro, como com todo o tipo de objectos relacionados com o mesmo. Quantos de nós coleccionam marcadores de livros? Quem é que não dá por si a olhar embevecido para uma estante repleta? Quantos de nós não suspiramos quando entramos numa biblioteca? 

Esta bibliófila em particular arranjou outras "manias" livrescas, que não teriam passado de meras ideias, se não tivessem sido prontamente e brilhantemente concretizadas por uma pessoa talentosa (e, admitamos, com demasiada paciência para me aturar!)

Sempre tive o hábito de transportar livros comigo em viagens. Quem tem um livro nunca está só, e as viagens passam a voar quando se está a ler. Com uma mudança de casa no ano passado, passei a ter de lidar com viagens diárias em transportes públicos, e portanto, um transporte mais agressivo para os meus pobres livros, perdidos na confusão que é (sempre) a minha carteira. Cantos dobrados, capas riscadas, lombadas sujas, páginas marcadas... não podia ser!

Vi pela net umas imagens de bolsas e capas elaboradas para proteger livros, e como quem não quer a coisa, mandei essas imagens e links para o mail da minha mãe... Que me respondeu pedindo medidas! Passados apenas uns dias recebi pelo correio esta beleza, que se tornou a minha melhor amiga, e a dos meus livros, claro:






(Como se não bastasse ainda tive a lata de encomendar outra semelhante para oferecer a uma amiga)


Como se pode ver na barra lateral, estou neste momento a ler o grande calhamaço que é o 2666, de Roberto Bolaño. O que não se vê é que o livro tem cerca de 1000 páginas e pesa 1,2kg. É quase um pacote de arroz, nem é assim tanto peso, pensam vocês. Mas quando se está a ler pela noite adentro, passadas algumas horas os meus braços estão exaustos e já não consigo pegar no livro. 
É fácil, basta pousá-lo. Mas experimentem ter um pacote de arroz com arestas duras em cima da barriga que vão descobrir que passada meia hora têm de pegar numa almofada para sustentar o raio do livro, e passar o resto do tempo em acrobacias perigosas (todo o cuidado é pouco quando se está a trabalhar com pesos pesados) com a almofada e o livro, que se não fosse tão bom, daria um excelente tijolo.



Uma destas noites fui dar a um site que indicava Gifts for Bookgeeks ou algo do género, e tive uma revelação: esta almofada! Em qualquer outra altura da minha vida talvez tivesse pensado “as coisas que eles inventam”, mas neste caso fiquei fascinada, porque ia de encontro precisamente às minhas necessidades actuais!

Como desta vez a peça me pareceu mais arriscada e elaborada (sou a total ignorante da costura), mandei novo email à minha mãe, com o link e outras imagens elucidativas, e só perguntei se era possível tal peça ser sequer feita!

Quando fui a casa dos meus pais este sábado dei de caras com a almofada especial em cima da mesa e tive um ataque de histeria:







O ângulo é o ideal para manter a leitura, e é bastante útil quando se muda de posição 30 vezes por hora quando se está a ler na cama. E nem falta a fitinha para marcar a página!

O resto da história é fácil de adivinhar. Passei esta noite a ler no sofá, super confortável na minha manta com mangas (perfeita para manter os braços quentinhos), com a minha almofada especial e o meu livro em boa forma.

Para já estou satisfeita, resta saber o que me vou lembrar a seguir. 


Ps- Posso assim confirmar que o talento para trabalhos manuais não é genético :P

17 comentários:

  1. As capas já conhecia, aliás é por isso que quero aprender a costurar à máquina, para as fazer. :D Mas a pirâmide ainda não tinha visto e está GENIAL!

    Já agora, aconselho o blog Chocolate à Chuva que tem bolsas lindas!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!
    Não conhecia nem as bolsas nem a almofada, mas adorei.
    E parabéns por teres um mamã tão habilidosa:)

    ResponderEliminar
  3. Ah, essa almofada é o máximo!! ADOREI!!

    ResponderEliminar
  4. Estou encantada! Acho que vou falar com a minha mãe: é muito habilidosa e inventa costuras nas férias do verão.

    Olinda Gil
    http://insomnia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. WhiteLady, eu também gostava de saber costurar. Enquanto estava a morar em casa dos meus pais nunca me deu para aprender, agora que estou longe é que me dá a vontade!
    Então quando vejo essas bolsas lindas... Esse blog é muito giro mesmo. Obrigada!

    Ainda bem que vocês estão a ter a mesma reacção que eu tive em relação à almofada, afinal não estou totalmente doida :P É genial mesmo.
    E as bolsas para livros são simplesmente adoráveis.

    A minha mãe é de facto muito habilidosa nestas e outras coisas que envolvam trabalhos manuais. Eu é que não saio a ela :P

    ResponderEliminar
  6. Olá!!

    Wooooa as coisas geniais que tu encontras... tens que me dar as referências, tenho uma máquina de costura a ganhar pó!! :P

    Muito giro!!
    Quero quero quero...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Janita, bem vinda! :D

    A net é um sem fim de coisas, a maioria inúteis, mas outras assim geniais!
    O que fiz foi mostrar imagens à minha mãe, ela é que arranjou maneira de recriar :D

    beijocas

    ResponderEliminar
  8. A tua mãe já pensou em fazer um negócio pela net?? :D
    A capa é linda mas a almofada deve dar um jeitão mesmo. Que rapariga de sorte, com uma mãe que atende desejos assim.

    ResponderEliminar
  9. Alice, já lhe sugeri essa ideia :D
    Tens razão, tenho sorte em ter quem me ature :P

    ResponderEliminar
  10. A tua mãe é genial! A capa está giríssima e a almofada parece muito melhor que a do site. ;)

    ResponderEliminar
  11. Adorei!!! Também quero *.*

    A tua mãe não aceita encomendas, não?! xP
    Just Kidding!

    Mas muito fixe mesmo! Gostei imenso!, não conhecia...

    ResponderEliminar
  12. A tua mãe é brilhante. Acho que podia perfeitamente começar um negócio ^^

    ResponderEliminar
  13. A tua mãe não quer fazer mais meia dúzia delas e vender aqui ao pessoal dos livros? Assim já sabia mais uma coisa para oferecer (e para pedir) pró Natal... :P

    ResponderEliminar
  14. NOSSA EU ADOREEEEEEEEEEI!!! :D Eu quero *-*

    http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar