Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

27/12/2010

Pátria, R. A. Salvatore




Pátria, R. A. Salvatore
Título original: Homeland
Núm. páginas: 304
Editora: Saída de Emergência

Sinopse: Nas profundezas da terra e rodeada de trevas eternas, esconde-se a imensa cidade proibida de Menzoberranzan. Habitada pelos drows, os temidos elfos negros, Menzoberranzan é governada por um complexo sistema de Casas em constante batalha. No meio de uma dessas batalhas nasce uma criança com olhos cor púrpura. A criança, Drizzt Do'Urden, destinada a tornar-se príncipe de uma das Casas, cresce num mundo vil onde a sua própria família não hesita em conspirar, trair e assassinar. Surpreendentemente, Drizzt desenvolve um sentido de honra e justiça completamente estranho à sua cidade. Mas haverá lugar para ele num mundo onde a crueldade é a maior virtude? Venha descobrir Drizzt, o elfo negro, uma das personagens mais lendárias da fantasia. E acompanhe-o na épica e intrépida jornada para longe de um mundo onde não tem lugar... em busca de outro, na superfície, onde talvez nunca o aceitem.



Opinião: Menzoberranzan é a enorme e subterrânea cidade, domínio dos Drows, os elfos negros. Nesta sociedade malévola e negra, tudo é permitido, até arrancar olhos, desde que não se seja apanhado. Começamos a história numa altura que antecede o nascimento do herói desta história, mas os acontecimentos que levam ao nascimento e crescimento desta criança são forjados na verdadeira essência dos Drow: Drizzt Do’Urden nasce no seio da batalha de extermínio de uma casa rival da sua família, sendo a energia e a força provenientes do parto canalizadas para a batalha pelas sacerdotisas que são sua a mãe e suas irmãs. O bebé deveria ter sido sacrificado à terrível deusa das aranhas, Lolth, em nome da batalha, mas no meio de vitória e assassínio, é permitido que viva. 

Mas este rapaz que nasce de olhos púrpura cedo se revela diferente dos restantes drow, e não apenas na cor dos olhos. Guerreiro excepcional e jovem inteligente, Drizzt surpreende pelo seu sentido de honra e coração pleno de luz, num subterrâneo mundo de escuridão. 

Este livro faz parte de uma trilogia que tem como cenário o universo de fantasia Forgotten Realms, que é um universo do jogo RPG (Role Playing Game) Dungeons & Dragons (D&D). Este foi o meu primeiro contacto com o universo D&D, que nunca joguei. No entanto, arrisco dizer que a muitos dos jogos RPG de fantasia que foram lançados na última década ou mais foram de alguma forma influenciados por D&D. Já passei muitas e muitas horas em jogos de fantasia, e muitos deles RPG’s, e sou uma apreciadora do género.

Neste caso em particular, ao contrário do que muitas vezes acontece, foi o jogo que deu origem aos livros, e eu senti isso tão claramente enquanto lia, que se me tivessem dito não teria acreditado. Houve ocasiões na leitura em que ficava com a nítida sensação de que deveria preparar as teclas das skills para a batalha que se antecipava. Foi uma sensação deveras estranha (nunca pensei em vir a “ler um jogo”), mas não foi de todo negativa. Se há coisa que os melhores RPG’s de fantasia têm é um universo bastante complexo e bem estruturado, com personagens bem construídas e com carisma. E como tal, também tudo isso tem este Pátria. 


A sua personagem principal, Drizzt cativou-me desde o início, bem como as intrigas da sociedade dos Drow, em Menzoberranzan (e fora dela) e a sua fiel companheira Guenhwyvar, a pantera de ónix. 

Apesar de todos estes pontos positivos, senti que de alguma forma o livro deixou algo a desejar. Talvez esperasse algo mais literário e mais profundo. Gostei desta leitura, e irei sem hesitação ler a continuação quando se proporcionar, mas posso dizer que ficou abaixo das minhas expectativas. Mas recomendo a qualquer amante de fantasia. Uma nota muito positiva para as cenas de lutas, com descrições precisas e detalhadas, sem serem exaustivas e aborrecidas. 

O melhor: Dritzz Do’Urden (a personagem e o nome).
O pior: O ritmo arrastado da primeira metade do livro.


3/5 - Gostei

2 comentários:

  1. Gostei de ler a tua critica e penso que apontas e muito bem os pontos positivos do livro, que quando a mim são de facto a sua mais valia.

    Tenho muitas esperanças com esta trilogia e tambem não vou perder a oportunidade de ler a continuação.

    ResponderEliminar
  2. O segundo deve estar a sair, e de facto fico curiosa para saber o destino de Dritzz :)

    ResponderEliminar