Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

16/11/2010

Está a chegar...

O início do fim. Depois de ter terminado a minha saga mais que querida com os livros, também os filmes Harry Potter estão a chegar ao fim.
Nem posso começar a explicar como estes livros foram importantes para mim, como ainda são, e como me marcaram. Independentemente de febres mundiais, merchandisings e outros mercados oportunistas, os livros do Harry Potter marcaram uma geração. Uma geração de leitores que cresceu com o Harry e restantes personagens desde dos 13 anos ou perto daí. Que acompanhou a evolução dos livros de volume para volume. Que aprendeu a amar as personagens (e até perdoar ao Harry por ser a mais estúpida de toda a saga) e a esperar, sempre a esperar, que saísse o volume seguinte. Fui crescendo ao mesmo tempo que as próprias personagens cresceram e evoluíram, e envolvi-me com as suas vidas ao longo de muitos anos. Quase como uma longa amizade de quase 10 anos.
Quando saiu o último livro, foi o terminar de um ciclo. Senti um vazio enorme, como se uma fase da minha vida tivesse terminado (Nem mencionando "duvidoso" último capítulo da saga). Nem conseguia acreditar que desta vez não ia esperar por um novo livro! Mas depois pensei: "Bom, ao menos ainda faltam os filmes..."

Qualquer pessoa que goste de HP certamente concordará que os filmes não acompanham a complexidade dos livros, como aliás, é frequente, e normal em livros que passam para o cinema. No entanto, ao longo de todos estes filmes, também eles acabaram por fazer parte do universo Harry Potter. Mesmo com todos os cortes de partes importantes, algumas cenas e personagens que não são bem como imaginámos, os filmes são sempre a materialização e a realização visual de cenas, personagens e cenários que desejamos ver. Para mim, hoje em dia são quase como "matar saudades" dos livros, com algo de novo.
É por isso que estou ansiosa pelo filme. O livro 7 foi dividido em dois filmes, a segunda parte  estreia em Junho de 2011. Vou fazer de conta que não é pura manobra de "fazer render o peixe" :) 


Esta semana estarei algures numa sala de cinema a ver este filme.
Estreia 5a feira, dia 18.

4 comentários:

  1. Eu faço parte da tua geração.
    Peguei no meu primeiro Harry Potter com 14 anos, fiz todas as birras a que tinha direito para ter o meu exemplar sempre nos primeiros dias após o lançamento.
    Eu chorei, eu ri e quis ser uma "bruxa" mesmo quando já tinha idade para ter juízo.
    Sem dúvida uma marca para muito nós. Também desejo ir ver o filme em breve =)

    ResponderEliminar
  2. Também fazia questão de ter o meu livro no dia do lançamento! :)
    Podem criticar diversos aspectos dos livros, mas é inegável que poucos livros na história da literatura moveram as pessoas como estes :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso o que me fez ler a saga foi ver a loucura de tanta gente à saida de cada livro, como tinha uma colega de emprego que tinha os livros decidi ler e penso que li todos de enfiada excepto o último volume e claro adorei.

    Quantos aos filmes apenas vi os 3 primeiros e mesmo não tendo nada a ver com os livros até estão bons.

    Infelizmente não tenho o habito de ir ao cinema, lgo não devo ir ver

    ResponderEliminar
  4. não tenho muita curiosidade em relaçao aos filmes. agora os livros..... :D

    ResponderEliminar